Último concerto dos Rolling Stones em Lisboa

Os Rolling Stones actuaram segunda-feira em Lisboa, onde revisitaram clássicos de quarenta anos de carreira para cerca de trinta mil pessoas, numa noite que ficou marcada pela presença em palco da fadista Ana Moura.

© 2007 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A. /
Mick Jaegger actua perante 30 mil fãs Lusa

Mick Jagger estava a interpretar "No Expectations" à guitarra acústica, quando Ana Moura entrou em palco e cantou parte do tema em português.

Ana Moura tinha já gravado este tema, assim como "Brown Sugar", em 2006, no âmbito do The Stones Project, a convite do saxofonista da banda, Tim Ries.

Apesar de se notar que foi pouco ensaiado entre Jagger e Ana Moura, o momento foi dos mais aplaudidos pelo público que esteve no estádio José Alvalade.

"Viva o fado, a nossa música", gritou Ana Moura no final da sua prestação em palco.

Ao longo de duas horas de concerto, com direito a apenas um "encore", a banda foi tecnicamente irrepreensível na interpretação de cerca de duas dezenas de temas, com os mais antigos a serem melhor recebidos pela audiência.

Mick Jagger dançou, pulou, correu o palco de lés-a-lés, sacudiu as ancas, tocou maracas e harmónica, esteve permanentemente a seduzir e a incentivar o público.

Tudo isto ao mesmo tempo que interpretava temas como "You got me rocking", "Honky tonk women" ou "Start me up", que abriu o concerto.

Outro dos momentos altos da noite foi a passagem do microfone ao "capitão pirata" Keith Richards, para interpretar "You got the silver" e "I wanna hold you".

A banda homenageou ainda James Brown, já falecido, interpretando "I´ll go crazy", enquanto no ecrã gigante passavam imagens do pai da soul.

Apesar do aparato cénico e técnico, num palco com 2.400 metros quadrados, nove metros de altura e dois lança-chamas gigantes no topo, a banda conseguiu alguns momentos mais próximos da audiência, sobretudo quando um pequeno palco móvel se introduziu literamente na plateia, ficando rodeado por todos os lados.

Foi aí que Mick Jagger e companhia interpretaram, entre outros, "Satisfaction", o tema que arrancou mais aplausos e energia dos espectadores.

No resto do concerto, o público pareceu estar mais a saborear do que a vibrar com as interpretações da banda britânica, naquele que foi o quinto concerto em Portugal, o terceiro na capital.

"Estou a passar uma noite muito especial" e "é fantástico estar em Lisboa" disse em português, num agradecimento a quem acorreu ao concerto.

Depois de mais de uma hora e meia de concerto, a banda, que se fêz acompanhar de mais nove músicos, só regressou ao palco para interpretar "Brown Sugar".

A banda estará por Lisboa até quinta-feira, seguindo depois para Madrid, onde actua quinta-feira, e para El Ejido, onde tem concerto marcado para sábado.

Até 26 de Agosto, os Rolling Stones darão ainda 19 concertos na Europa, fechando a etapa europeia da digressão "A Bigger Bang" em Londres.

Esta digressão teve início a 21 de Agosto de 2005 e até hoje conta, segundo dados da Wikipedia, com mais de 140 concertos em todo o mundo.

Os Rolling Stones, que existem desde 1962, são formados por Mick Jagger, Keith Richards, Charlie Watts e Ron Wood.

PUB