Uma obra portuguesa incluída no livro "1001 banda desenhada para ler antes de morrer"
Lisboa, 26 out (Lusa) - O álbum de banda desenhada "O diário de K.", de Filipe Abranches, foi incluído no livro "1001 bandas desenhadas para ler antes de morrer", do jornalista e escritor britânico Paul Gravett, a editar este mês no mercado estrangeiro.
O livro de Filipe Abranches é a única presença portuguesa no livro de Paul Gravett, com o título original "1001 comics you must read before you die", que sai este mês pela editora Universe, com prefácio de Terry Gilliam.
"O Diário de K.", de Filipe Abranches, uma adaptação de "A morte do palhaço", de Raul Brandão, foi editado em 2001 pela Polvo.
Filipe Abranches fez o livro com o apoio de uma bolsa de criação literária atribuída pelo então Instituto Português do Livro e das Bibliotecas, em 1999.
A compilação reúne um milhar de livros de banda desenhada de todo o mundo e nas suas diferentes designações, fumetti (Itália), manga (Japão), quadrinhos (Brasil), comics (EUA), além de tiras de humor, novelas gráficas e álbuns.
É uma visão global sobre a banda desenhada, com particular incidência na produção franco-belga, japonesa e anglo-saxónica.
Nele estão as personagens Astérix, Tintin, Lucky Luke, Blake & Mortimer, Spirou e Fantasio, Alix, mas também Astro Boy e Dragon Ball, Mafalda, Batman, Little Nemo, Flash Gordon, Homem-Aranha, Peanuts, o Príncipe Valente, Tarzan e o Super-Homem.
É um trabalho exaustivo em 960 páginas de Paul Gravett, jornalista e especialista em banda desenhada. No trabalho contou com a colaboração de 67 investigadores de todo o mundo, incluindo os portugueses Domingos Isabelinho e Pedro Moura.