Uma princesa, um super-vilão, um mágico e uma tartaruga em filmes de animação a estrear até ao Natal
Lisboa, 30 nov (Lusa) - Uma princesa, um super-vilão, um mágico e uma tartaruga são os protagonistas de quatro filmes de animação, a pensar no público mais novo, que vão estrear-se nos cinemas portugueses até ao Natal.
Na quinta-feira estreia-se já "Megamind", a produção da Dreamworks com realização de Tom McGrath.
No filme, Megamind é um extraterrestre enviado para a Terra ainda recém-nascido e acaba por se tornar num super-vilão que conseguiu aniquilar o último super-herói, o Metro Man. Como não existem vilões sem heróis, Megamind decide ele mesmo criar o seu próprio inimigo, Tighten. Na versão original, as vozes são dos aCtores Brad Pitt, Tina Fey e Will
Ferrell.
Na semana a seguir, estreia-se outra animação que tem uma mensagem ecológica. "As aventuras de Sammy - A passagem secreta", uma produção belga de Ben Stassen, conta a história de uma pequena tartaruga, nascida numa praia da Califórnia em 1959, que passa os 50 anos seguintes numa travessia pelo mundo à procura de Sally, uma amiga de infância.
A 16 de dezembro é a vez de estrear a produção da Disney para o Natal, "Entrelaçados", de Nathan Greno e Byron Howard, a partir da história "Rapunzel", dos irmãos Grimm.
Este é o 50. filme de animação da Disney e custou 198 milhões de euros para poder combinar o melhor de dois mundos: o traço das antigas histórias de princesas da Disney e a tecnologia 3D do actual cinema animado.
Inicialmente o filme chamava-se "Rapunzel", mas a Disney alterou para "Tangled" ("Entrelaçados"), para poder cativar também o público masculino, adicionando-lhe Flynn Rider, uma personagem que contracena com a protagonista, a princesa Rapunzel.
Flynn Rider é um ladrão que se esconde na torre mais alta do reino, onde encontra a princesa Rapunzel, de longos e mágics cabelos loiros e que desconhece o mundo para lá da torre onde está encarcerada. A princesa faz um acordo com Flynn Rider e promete dar-lhe uma tiara se o ladrão a tirar da torre.
Todos estes três filmes estrearão em Portugal em versão 3D. A eles junta-se ainda, nas vésperas de Natal, no dia 23, "O Mágico", de Sylvain Chomet, o realizador de "Belleville rendez-vous" (2003).
"O mágico" tem como argumento uma história inédita do realizador francês Jacques Tati, escrita em 1956 e dedicada à filha mais velha, que o cineasta nunca chegou a rodar.
Até ao Natal estão previstas também duas longas-metragens para o público adolescente: "As crónicas de Nárnia" e "Scott Pilgrim contra o mundo", ambos com estreia no dia 08.
"As crónicas de Nárnia: A viagem do caminheiro da alvorada", com exibição em 3D, é inspirado no universo de histórias de CS Lewis, e é o terceiro filme já adaptado desta saga de fantasia, que junta humanos e animais em Nárnia, guiados por um leão, Aslan.
"Scott Pilgrim contra o mundo" é a adaptação para cinema de uma banda desenhada do autor canadiano Bryan Lee OMalley.
O filme, de Edgar Wright, é protagonizado pelo ator Michael Cera, no papel de Scott Pilgrim, 23 anos, baixista de uma banda canadiana, que se apaixona por uma rapariga norte-americana, Ramona Flowers. Para a conquistar, Scott Pilgrim terá que aniquilar os sete ex-namorados de Ramona Flowers.