Unesco aprova o plano de gestão da paisagem cultural de Sintra

O plano de gestão da paisagem cultural de Sintra, exigido pela Unesco para manter a classificação daquela vila como Património Mundial, foi ratificado pelo Comité do Património Mundial da Unesco, que se reuniu na cidade sul-africana de Durban.

Agência LUSA /
Palácio da Pena DR

Durante a 29ª sessão daquele comité da organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura, que decorreu entre os dias 10 e 17 de Julho, foi aprovado o plano que tinha sido entregue na sede da UNESCO em Paris, em Fevereiro deste ano, pelo presidente da Câmara, Fernando Seara.

Em Julho do ano passado, numa reunião na China, a UNESCO decidiu que Sintra não integraria a lista dos locais em risco de perder a classificação de Património Mundial, como chegara a admitir, mas exigiu a apresentação de um relatório sobre todas as acções de gestão do património previstas.

"A qualidade do plano apresentado pela câmara de Sintra foi reconhecida unanimemente pelos cerca de 50 países que compõem o Comité do Património Mundial" afirma a autarquia em comunicado.

O comité recomendou ao município que todos os instrumentos legais de monitorização e conservação da paisagem cultural, previstos no plano de gestão, entrem em funcionamento o mais rapidamente possível.

O plano de gestão do património é um levantamento exaustivo de todos os locais onde é preciso intervir para a conservação do património classificado.

A execução do plano ficará a cargo de um grupo de trabalho de que fazem parte técnicos da Câmara, ambientalistas, representantes de associações ligadas ao património, do Parque Natural e do Instituto de Conservação da Natureza.

PUB