Universidade Coimbra prepara obra internacional para assinalar centenário

Coimbra, 20 Abr (Lusa) - Um livro sobre Manoel de Oliveira, reunindo ensaios inéditos de cerca de 15 investigadores universitários de vários países, está a ser preparado pelo Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX (CEIS20) da Universidade de Coimbra.

© 2008 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A. /

"Pretende-se reunir um conjunto de estudiosos da obra oliveiriana que desenvolvem ou desenvolveram trabalhos universitários" sobre o cineasta - disse hoje à agência Lusa Fausto Cruchinho, investigador do CEIS20 e coordenador da edição a par com António Pedro Pita.

A iniciativa do Grupo Correntes Artísticas e Movimentos Intelectuais do CEIS20 visa comemorar o centenário do nascimento de Manuel de Oliveira, que se celebra este ano, e reúne um conjunto de estudos de investigadores de universidades portuguesas, europeias e americanas.

"Manoel de Oliveira é um grande artista, que se exprime cinematograficamente. É uma daquelas figuras que impõe internacionalmente a cultura portuguesa", considerou António Pedro Pita, coordenador deste grupo do CEIS20.

O livro, a lançar no último trimestre deste ano, vai incluir os ensaios e estudos "Oliveira Político", de Randall Johnson (Universidade da Califórnia, Los Angeles) e "Os Canibais: o filme e o conto de Álvaro de Carvalhal", por Renata Soares Junqueira (Universidade Estadual de São Paulo).

Entre os autores, cujos contributos serão publicados na respectiva língua, figuram ainda João Francisco Marques (Faculdade de Letras do Porto), Xurxo González (Universidade de Santiago de Compostela), Frederico Pierotti (Universidade de Florença), Daniel Levy (Universidade Paris VIII), Ronald Balczuweit (Universidade das Artes - Berlim) e Rosário Lupi Bello (Universidade Aberta).

Fausto Cruchinho, Carolin Overhoff Ferreira, Sandra Straccialano Coelho, Violeta Rogai, Célia Lopes e Teresa Visceglia são outros dos autores que participam no volume, que será editado pela Imprensa da Universidade de Coimbra.

De acordo com Fausto Cruchinho, o único texto não inédito a inserir na obra é o de Jacques Parsi (Universidade Paris I), um estudo "muito importante" feito por um colaborador de Oliveira desde os anos setenta, acerca das obras que o cineasta não chegou a realizar ("Les films qu`on ne verra jamais").

Segundo o professor da licenciatura em Estudos Artísticos da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, o estudo de caso, a análise geral da obra de Manoel de Oliveira ou a história comparada são algumas das perspectivas tratadas nos ensaios que integram o volume.

"Manoel de Oliveira é uma figura central do Século XX e do cinema português", frisou ainda Fausto Cruchinho, especialista na cinematografia oliveiriana.

MCS


PUB