Universidade de Coimbra homenageia Paulo Quintela
As comemorações do centenário do nascimento de Paulo Quintela, um dos principais tradutores e divulgadores da cultura germânic a em Portugal, começam sábado, em Coimbra, com a entrega do prémio com o seu nom e a Vasco Graça Moura.
Atribuído trienalmente pelo conselho científico da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (FLUC), o Prémio de Tradução Paulo Quintela 2005 dist inguiu Vasco Graça Moura pela sua versão portuguesa das Rimas de Petrarca.
A sessão de entrega do prémio decorre às 15:30 na FLUC, sendo o ponto a lto das comemorações do nascimento de Paulo Quintela que, além de tradutor e div ulgador da cultura germânica, foi também director e encenador do Teatro dos Estu dantes da Universidade de Coimbra (TEUC) durante três décadas e um "defensor da liberdade", tomando o partido dos alunos nas crises académicas dos anos sessenta .
A sessão solene de abertura das comemorações realiza-se às 10:00 na FLU C, presidida pelo reitor da Universidade de Coimbra (UC), Fernando Seabra Santos , e com a participação do presidente do conselho directivo da FLUC, Lúcio Cunha, e de antigos colaboradores e alunos de Paulo Quintela.
Está ainda prevista a oferta de um busto do homenageado, que foi profes sor da FLUC, pela família, a inauguração de uma exposição bibliográfica e a leit ura de traduções feitas por Paulo Quintela.
O programa da homenagem da UC culmina no dia 15 de Maio, com uma evocaç ão de Paulo Quintela por um antigo membro do TEUC e um espectáculo em torno de G il Vicente a cargo deste grupo teatral.
"A homenagem pretende realçar a influência que o professor de Germaníst ica da FLUC teve nos destinos da literatura e da cultura portuguesas, enquanto t radutor, sobretudo de literatura de expressão alemã, e enquanto homem de teatro com uma pessoalíssima recepção de Gil Vicente, que em muito contribuiu para a re ssurreição do dramaturgo no contexto teatral português", é referido numa nota do Gabinete de Comunicação e Identidade da UC.
Paulo Quintela nasceu a 24 de Dezembro de 1905 em Bragança e morreu em 1987.
Licenciou-se na Universidade de Coimbra, instituição onde leccionou Fil ologia Germânica. Doutorou-se em 1947, mas só após a revolução de 25 de Abril de 1974 lhe foi atribuída a cátedra.
Traduziu, entre outros, Holderlin, Goethe, Rilke e Brecht e, entre outr as distinções internacionais, recebeu, em 1984, o Prémio de Melhor Tradutor Euro peu.