Urbanização que acabou com barracas vence Prémio Construção 2011

Famalicão, 14 dez (Lusa) - A Urbanização das Bétulas, construída pela Câmara de Famalicão para realojar 30 famílias que viviam em barracas, venceu o Prémio Construção 2011, atribuído pelo Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU), anunciou hoje fonte municipal.

© 2011 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A. /

Segundo a fonte, aquela urbanização, estreada a 13 de dezembro de 2010, "marcou uma nova era na paisagem urbanística" da cidade.

"O fim das barracas na cidade foi um passo histórico ao nível da reabilitação urbana em Famalicão", considera o presidente da Câmara, Armindo Costa.

A urbanização representou um investimento de 2,8 milhões de euros, incluindo a compra do terreno, onde o Município investiu um milhão de euros).

Para a concretização da obra, a Câmara teve um apoio a fundo perdido do IHRU, no montante de cerca de 30 por cento do valor da empreitada.

A Urbanização das Bétulas, assim designada pelo facto de o plano de arborização do conjunto habitacional contemplar a plantação de várias espécies de bétulas, está situada a sul da estação ferroviária de Famalicão, a pouca distância do local onde se encontravam as barracas.

"Por isso, garantiu-se a integração social das famílias realojadas", sublinha a fonte.

A urbanização conta com a construção de 30 habitações, repartidas por três T1, oito T2, treze T3 e seis T4, distribuídas por oito blocos de quatro pisos.

Dois dos primeiros pisos de um dos blocos destinam-se à instalação de uma unidade municipal de ação social.

Está a ser estudada a criação, no logradouro, de um pequeno espaço multifunções, vocacionado para atividades desportivas e recreativas.

A fonte sublinha que a construção desta urbanização resolveu um problema humano e social, que se arrastava desde 1974, com as 30 famílias a viver em barracas, "em condições infra-humanas".

O Prémio IHRU pretende assinalar os empreendimentos de habitação de interesse social e as obras de reabilitação no meio urbano que se destacam por constituírem experiências inovadoras e exemplares, suscetíveis de merecer o reconhecimento e a ponderação do sector.

O galardão que distingue a obra da Câmara de Famalicão será entregue pela ministra da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Território, Assunção Cristas, no dia 20, na Escola Secundária D. Pedro Nunes, em Lisboa.

Tópicos
PUB