Urbano Tavares Rodrigues homenageado esta tarde na Casa do Alentejo em Lisboa

A representação do Alentejo na obra de Urbano Tavares Rodrigues é o tema de uma homenagem ao escritor que tem lugar ao final da tarde de hoje na Casa do Alentejo, em Lisboa.

Agência LUSA /
Urbano Tavares Rodrigues DR

"O Alentejo na Obra de Urbano Tavares Rodrigues" é também o título de um livro que analisa a descrição/representação daquela região portuguesa nos escritos do autor e que se encontra em preparação pelas Edições Asa.

Urbano Tavares Rodrigues, que na Primavera de 2005 vai lançar um novo romance, "O Eterno Efémero", no qual se projecta a actual sociedade portuguesa, participa também na colecção "Os Poemas da Minha Vida", recentemente lançada.

No início de 2005 deverá chegar às livrarias o livro de poesia "Rostos da Índia e Outros Sonhos", que nasceu de uma deslocação do autor àquele país no final do ano 2002, onde se deixou impressionar pelos contrastes do território indiano.

Entre Fevereiro e Março, por ocasião do próximo Fantasporto, sairá do prelo "Novos Contos Fantásticos Portugueses", colectânea que o escritor organizou com oito textos, um da sua lavra e outros dos seguintes autores: Possidónio Cachapa, José Luís Peixoto, João Louro, Luís Carmelo, Hugo Santos, Francisco Duarte Mangas, Manuel de Melo.

Urbano Tavares Rodrigues nasceu em Lisboa em 1923, licenciou- se em Filologia Românica, doutorando-se em 1984 com uma tese sobre Teixeira Gomes, e tem exercido como professor catedrático.

Leitor de Português na Universidade de Montpellier, foi assistente nas universidades de Aix-la-Provence e Paris-Sorbonne, na França, e regente da cadeira de Literatura Francesa na Faculdade de Letras de Lisboa.

Enquanto jornalista, trabalhou no Diário de Notícias, Diário de Lisboa e O Século, entre outros títulos, e enquanto escritor assina uma obra em que quase sempre expressou preocupações sociais e tendências políticas.

Com várias dezenas de livros publicados, foi já agraciado com inúmeros galardões literários e tem a obra traduzida em países como Alemanha, Bulgária, Egipto, Espanha, França, Grécia, Polónia, República Checa, Roménia, Suécia e Ucrânia.

PUB