Urze leva "Capuchinho Vermelho" pelo Alto Tâmega

A companhia Urze-Teatro anunciou hoje a realização de 46 espectáculos do "Capuchinho Vermelho" nos seis municípios do Alto Tâmega, que serão acompanhada de "aulas vivas" para promover hábitos de leitura entre os mais novos.

Agência LUSA /

O "Capuchinho Vermelho" é uma co-produção da Urze-Teatro e da Associação de Municípios do Alto Tâmega, envolvendo como parceiros os municípios de Boticas, Chaves, Montalegre, Ribeira de Pena, Valpaços e Vila Pouca de Aguiar, que dá início à temporada 2006 desta companhia.

O director da companhia, Fábio Timor, referiu que os 46 espectáculos realizam-se já a partir deste mês e serão acompanhados de uma "aula viva" para incutir nos mais novos o gosto pela leitura.

Esta iniciativa envolve os professores e alunos do 1º ciclo do Alto Tâmega e está inserida no Programa de Promoção dos hábitos de Leitura "Livro Vivo".

"O Capuchinho Vermelho", com dramaturgia do escritor transmontano Pires Cabral, é um conto clássico infantil que fala sobre os valores da amizade, a defesa do conceito familiar, a preservação do meio ambiente.

"Nesta adaptação o escritor dá uma nova visão da personagem lobo, conseguindo que todos tenham interesse e vontade de o preservar", referiu o director.

Explicou que o espectáculo tem ainda a "particularidade de ter um livro gigante como cenário, onde os actores representam substituindo as letras do livro convencional", o que permite no final do espectáculo convidar os mais novos a "desfolhar e a percorrer as páginas daquele livro mágico".

Segundo o responsável, para além da fantasia do livro gigante, o espectáculo utiliza ainda outras técnicas como marionetas, efeitos sonoros e vídeo.

Fábio Timor referiu que depois do espectáculo realiza-se uma aula "especial", que será interactiva entre os alunos, professor e os personagens/actores e que terá como temas o conto, o teatro, o livro, as palavras, a imaginação e o jogo dramático.

No final será lançado o desafio a todos os alunos para escreverem uma "Nova História do Capuchinho Vermelho" mas com personagens da actualidade".


PUB