V Encontro de Banda Desenhada de Santo Tirso sem livros de BD à venda
O V Encontro de Banda Desenhada (BD) de Santo Tirso começa sexta-feira com pouca BD, muitas actividades paralelas e, pela primeira vez, sem venda de livros, disse hoje à agência Lusa fonte da organização.
"Nas edições anteriores vendeu-se pouco, não compensava o esforço, pelo que decidimos este ano apostar mais no carácter multidisciplinar da iniciativa, nomeadamente através da exibição de filmes de animação e ainda de concertos e de disc jockeys (DJ`s)", afirmou André Machado, elemento da organização da iniciativa.
Os filmes de animação presentes são produto da colaboração com o Cinanima - Festival Internacional de Cinema de Animação de Espinho, que leva a Santo Tirso uma selecção com os premiados e os melhores momentos da sua edição de 2006.
O programa de concertos prevê actuações de vários grupos da área da música alternativa, nomeadamente os Partisan Seed, Projecto Ulice, Arzach, Nicotine`s Orchestra e Stowaways e ainda a actuação dos DJ`s Marcos Farrajota e do polifacetado Esgar Acelerado.
Além destas actividades, o encontro é composto por seis exposições, entre as quais se destacam a de Emma Rios, de Vigo, e Miguel Robledo, de Orense, dois dos principais autores de BD de Espanha que mostrarão pranchas de algumas das suas obras no Museu Municipal Abade de Pedrosa.
Estas exposições constituem a única ligação à banda desenhada do evento, já que as outras quatro são de ilustração, entre as quais uma retrospectiva da obra de Filipe Abranches (ilustrador do Expresso) e uma outra da pintora e desenhadora gráfica Cristina Reis, com cartazes da companhia de teatro Cornucópia, ambas no Museu Municipal.
Esgar Acelerado apresenta uma retrospectiva dos seus trabalhos de ilustração no Carpe Diem Bar, enquanto o Centro Cultural de Vila das Aves aloja a mostra colectiva "Senhorio".