Van Gogh tardio vai ser vendido por 40 milhões de euros

O quadro do pai do expressionismo vai ser leiloado em novembro, em Nova Iorque. A obra foi pintada semanas antes de o artista cometer suicídio, em 1890.

Andreia Martins, RTP /
Nicky Loh/ Reuters

“Ainda Vivas, Vaso com Margaridas e Papoilas” é o nome do mais recente quadro de Vincent Van Gogh que será leiloado, em Nova Iorque. O quadro data de 1890, ano em que o artista se suicidou, aos 37 anos.

A proximidade desta obra à morte do pintor não será só temporal, já que o quadro foi pintado um mês antes da morte do pintor holandês, mas pelas próprias flores representadas, que terão sido colhidas no campo onde se suicidou.

A leiloeira responsável pela venda do quadro, o centro de arte moderna e impressionista de Sotheby’s, estima que a venda deverá ser feita por mais de 40 milhões de euros. Simon Shaw, representante da leiloeira, disse ao Financial Times que esta é uma obra “rara e comovente”, até porque as obras do autor escasseiam na fase final da sua vida, e porque “ao contrário de Monet ou Picasso, que foram artistas muito prolíficos, Van Gogh pintou por muito pouco tempo”.

O quadro terá sido inicialmente pintado pelo artista como forma de agradecimento a Paul Gachet, um médico e amigo que o tratou e acolheu na sua casa, em Auvers-sur-Oise, Paris, durante a fase mais crítica dos distúrbios de bipolaridade de que Van Gogh padecia.

Vincent Van Gogh tem algumas das obras pictóricas mais valiosas de sempre, nomeadamente o “Retrato do Dr. Gachet”, vendida por 64,4 milhões de euros em 1990, à época a obra mais cara de sempre.

Antes de ser leiloado, o quadro vai ser exposto em Hong Kong, Londres e por fim Nova Iorque, onde será vendido em novembro, no Impressionist & Modern Art. 
Tópicos
PUB