Vencedor do Prémio Camões é conhecido quarta-feira
O vencedor do Prémio Camões deste ano é divulgado na quarta-feira, no consulado português no Rio de Janeiro, pelas 20:30 de Lisboa, anunciou hoje a secretaria de Estado da Cultura, de Portugal.
O júri reúne-se na quarta-feira, entre as 10:00 e as 16:00 locais (20:00 de Lisboa), na Fundação da Biblioteca Nacional e no consulado-geral de Portugal no Rio de Janeiro, onde é feito o anúncio.
O júri desta 27.ª edição do Prémio Camões é constituído pela portuguesa Rita Marnoto, professora na Universidade de Coimbra, pelo escritor e crítico literário português, Pedro Mexia, pelos escritores brasileiros, Affonso Romano de Sant`Anna e António Carlos Secchin, pelo escritor moçambicano Mia Couto, e a santomense Inocência Mata, professora nas universidades de Lisboa e de Macau.
O Prémio Camões, no valor de 100.000 euros, foi instituído por Portugal e pelo Brasil em 1989.
"Com a sua atribuição, é prestada anualmente uma homenagem a autores cuja obra contribua para a projeção e reconhecimento da literatura de língua portuguesa em todo o mundo", afirma a secretaria de Estado portuguesa em comunicado.
O primeiro distinguido, em 1989, foi o escritor português Miguel Torga (1907-1995), autor entre outras obras de "Os bichos".
Dos 27 distinguidos, apenas o angolano Luandino Vieira, de 79 anos, autor de "Luuanda", atualmente a viver no Alto Minho, em Portugal, recusou o galardão, em 2007.
Portugal, com onze autores, e o Brasil, com dez, lideram a listas de distinções, tendo já sido também galardoados um autor cabo-verdiano, Arménio Vieira, de 74 anos, em 2009, um angolano, Pepetela, de 74 nos, em 1997, e dois moçambicanos, José Craveirinha (1922-2003), em 1991, e Mia Couto, de 60 anos, em 2013.
Entre os portugueses, além de Miguel Torga, contam-se, entre outros, José Saramago, Eugénio de Andrade, Eduardo Lourenço, Agustina Bessa-Luís e António Lobo Antunes.
O poeta, ensaísta e historiador brasileiro Alberto da Costa e Silva, de 83 anos, foi o vencedor no ano passado.
Entre os distinguidos brasileiros contam-se Dalton Trevisan, Ferreira Gullar, João Cabral de Melo Neto e Rachel de Queiroz.