Vencedores do Prémio Portugal Telecom serão revelados hoje à noite

São Paulo, 08 nov (Lusa) - Os vencedores do Prémio Portugal Telecom de Literatura em Língua Portuguesa 2011, que tem por finalistas dois escritores portugueses e oito brasileiros, são conhecidos hoje, em cerimónia a decorrer na cidade brasileira de São Paulo.

© 2011 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A. /

"Uma Viagem à Índia", de Gonçalo M. Tavares, e "As Três Vidas", de João Tordo, são as obras portuguesas entre as dez finalistas.

As brasileiras são "Em Trânsito", de Alberto Martins, "O Homem Inacabado", de Donizete Galvão, "Nada a Dizer", de Elvira Vigna, "Cidade Livre", de João Almino, "Ribamar", de José Castello, "Minha Guerra Alheia", de Marina Colasanti, "Modelos Vivos", de Ricardo Aleixo, e "Passageiro do Fim do Dia", de Rubens Figueiredo.

O escritor que conquistar o primeiro lugar do Prémio Portugal Telecom de Literatura receberá 100 mil reais (41.800 euros). Segundo e terceiro colocados ganharão, respetivamente, 35 mil reais (14.600 euros) e 15 mil reais (6.300 euros).

Os dez finalistas foram selecionados por um júri composto por quatro curadores do prémio e por onze profissionais, entre escritores, professores e críticos literários brasileiros.

A cerimónia de atribuição do prémio será realizada às 20:00 locais (22:00 em Lisboa), na Casa Fasano, e terá a participação especial dos atores brasileiros José Wilker e Debora Bloch.

Realizado desde 2003, o Prémio Portugal Telecom reconhece autores de países de língua portuguesa que tenham sido publicados no Brasil.

No ano passado, o vencedor foi o livro "Leite Derramado", de Chico Buarque. As obras "Outra Vida", de Rodrigo Lacerda, e "Lar", de Armando Freitas Filho, ficaram com o segundo e o terceiro lugares.

A cerimónia de atribuição do prémio será realizada às 20:00 locais (22:00 em Lisboa), na Casa Fasano, e terá a participação especial dos atores brasileiros José Wilker e Debora Bloch.

Tópicos
PUB