Vera San Payo de Lemos venceu Medalha Goethe 2006

por Agência LUSA

A dramaturga portuguesa Vera San Payo de Lemos ganhou a medalha Goethe 2006, divulgou hoje o Instituto Goethe, da Alemanha, pelo seu trabalho na difusão de obras alemãs em Portugal e vice-versa.

"É uma grande honra o reconhecimento de um trabalho que tenho vindo a fazer, especialmente por parte da Alemanha", disse a dramaturga, em declarações à agência Lusa.

Vera San Payo de Lemos partilha a distinção com dois escritores exilados dos seus países de origem, o georgiano Givi Margvelachivili, ex-prisioneiro de um campo de concentração nazi e premiado pelo seu trabalho pelo entendimento entre os povos, e o iraniano Said, distinguido por promover os contactos entre os escritores alemães e iranianos.

Os prémios serão entregues no próximo dia 22 de Março na cidade alemã de Weimar.

Vera San Payo de Lemos nasceu em 1951, é formada em Estudos Germanísticos e docente na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e tem um mestrado em Estudos Alemães pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.

O seu trabalho de tradução e dramaturgia tem-se debruçado sobretudo em autores como Bertolt Brecht, Botho Strauss, Tankred Dorst, Werner Schwab, Urs Widmer mas também os anglófonos Sam Shepard, David Mamet e Conor Macpherson.

Em teatro, colaborou especialmente com o encenador João Lourenço, em peças para o Teatro Aberto, Teatro Nacional de São Carlos e D. Maria II.

Na vertente de tradução, foi co-responsável pela edição de "Teatro", de Bertolt Brecht.

Vera San Payo de Lemos já venceu vários prémios, entre os quais o Prémio Crítica 2003 atribuído pela Associação Portuguesa de Críticos de Teatro (APCT) e prémios austríacos de tradução literária de obras de Werner Schwab.

A propósito do prémio que lhe atribuiu em 2003, a APCT considerou Vera San Payo de Lemos "uma das mais activas tradutoras de teatro e uma empenhada dramaturga, a cuja atenção e conhecimento o teatro português deve muito da riqueza dos repertórios que vêm sendo construídos".

A Medalha Goethe, sem dotação monetária, foi instituída pelo Instituto Goethe em 1954 e é reconhecida desde 1975 como ordem oficial da República Federal Alemã.

pub