VI Encontro Livreiro no domingo distingue Luís Alves Dias a título póstumo
Setúbal, 25 mar (Lusa) - Editores, livreiros, "designers", "blogers" e leitores reúnem-se no próximo domingo, em Setúbal, no VI Encontro Livreiro, no qual vai ser entregue o diploma Livreiros da Esperança.
O diploma distingue o livreiro Luís Alves Dias, da Livraria Ler, falecido em janeiro último, aos 83 anos, e vai ser entregue a seu filho Luís Alves, atual gerente da livraria lisboeta, disse à Lusa Fátima Medeiros, uma das promotoras do Encontro Livreiro.
A Livraria Ler, no bairro lisboeta de Campo de Ourique, foi a responsável este ano por uma Feira do Livro da Poesia e do Teatro no Jardim da Parada, naquele bairro e, em 2013, recebeu o Prémio Melhor Atendimento, entregue pela Associação Portuguesa de Editores e Livreiros, resultante de um inquérito "online". A livraria foi fundada em 1970.
No encontro, a decorrer na Livraria Culsete, em Setúbal, os participantes irão debater o tema "Novos mundos, novos atores, a alteração radical no mundo do livro".
O encontro livreiro é uma iniciativa gizada pelo ex-proprietário da Culsete, Manuel Pereira Medeiros, falecido em outubro de 2013.
Pereira Medeiros idealizou o encontro em finais de 2009, tendo-se realizado pela primeira vez em março de 2010.
O encontro ocorre, anualmente, no último domingo de março.
A atribuição do diploma Livreiros da Esperança, uma homenagem das gentes do livro aos livreiros portugueses, remonta a 2012, no ano em que a Fundação Saramago se tornou parceira da iniciativa.
Segundo a mesma fonte, a morte de Luís Alves Dias, que fundadou a Ler há precisamente 45 anos, "não compromete o projeto da livraria, que continua bem viva sob a batuta do filho do livreiro, o editor Luís Alves".
Luís Alves Dias junta-se a uma lista de "Livreiros da Esperança", que inclui Jorge Figueira de Sousa, da Livraria Esperança, no Funchal, Caroline Tyssen e Duarte Nuno Oliveira, da Livraria Galileu, em Cascais, Antero Braga, da Livraria Lello, no Porto, e Fátima Ribeiro de Medeiros e Manuel Medeiros, que receberam o prémio "Livreiro da Esperança Especial", da Livraria Culsete, em Setúbal, que celebrou 40 anos, em 2014.