Vila do Conde quer acolher construção de réplica do histórico veleiro Cutty Sark

por Lusa

Vila do Conde, Porto, 07 abr (Lusa) - A Câmara Municipal de Vila do Conde assinou hoje uma carta de intenções para trazer para os estaleiros navais da cidade a construção de uma réplica funcional do histórico veleiro inglês Cutty Sark.

A vontade foi firmada hoje entre a presidente do município, Elisa Ferraz, e o diretor do projeto, o construtor naval e navegador russo Vladimir Martus, que passou os últimos cinco meses em Vila do Conde, a acompanhar a recuperação de uma outra fragata de que é proprietário.

"Assinámos este documento com a intenção de, trabalhando com vários agentes a nível nacional e internacional, podermos fazer com que Vila do Conde seja a cidade escolhida para que essa réplica possa ser construída" confirmou a autarca.

A presidente de Câmara lembrou que "a valorização da arte de construção naval em madeira feita em Vila do Conde tem sido uma aposta muito forte da autarquia", e que está já em marcha uma candidatura desta técnica a Património Imaterial da UNESCO.

"A candidatura ainda está a ser avaliada em Portugal, e sabemos que é um processo moroso, mas acreditamos que vai concretizar-se", afirmou Elisa Ferraz.

A presidente da Câmara de Vila do Conde acredita que o recente trabalho de recuperação feito na embarcação de Vladimir Martus, a fragata Shatandart, que é uma réplica de um navio russo de 1703, irá potenciar a divulgação da candidatura e trazer novos projetos semelhantes para a cidade.

"O capitão andou pelo mundo todo à procura de um local para reparar esta fragata e, após o trabalho que foi feito e a qualidade do mesmo, não tem dúvidas de que, a ser possível reunirem-se a condições para a construção da réplica do Cutty Sark, isso acontecerá em Vila do Conde", vincou.

Vladimir Martus, que na segunda-feira vai zarpar da cidade nortenha com a sua fragata em direção a Cádis, em Espanha, corroborou a ideia e explicou os motivos da confiança depositada nos estaleiros vila-condenses.

"Esta reparação, onde substituímos 40 por cento do barco, foi feita em apenas 5 meses, com o trabalho da nossa tripulação e de oito experientes carpinteiros portugueses. Creio que em nenhum outro país o conseguiríamos fazer em tão curto espaço de tempo e com tanta qualidade", explicou.

O navegador russo confessou que a reparação da sua atual fragata "foi um teste para perceber se era possível fazer um projeto como o Cutty Sark em Portugal e em Vila do Conde", garantindo que, "passados cinco meses pode afirmar-se, seguramente, que é possível".

"Iremos agora trabalhar em conjunto para angariar fundos para poder ser uma realidade, temos este barco para promover o projeto e contamos com o apoio da comunidade local", disse Vladimir Martus

O navegador russo vai, durante o verão, divulgar o projeto da construção da réplica do Cutty Sark em Espanha, França, Inglaterra e Finlândia, regressando a Portugal em outubro, de onde pondera cruzar o Atlântico em direção às Américas.

A réplica do veleiro inglês Cutty Sark que o navegador russo pretende construir terá 85 metros de comprimento e mais de 2100 toneladas, e um custo previsto de construção que ronda os 30 milhões de euros.

Tópicos
pub