Viola d`arco "MacDonald", uma das mais famosas de Stradivari, a leilão
Nova Iorque, 26 mar (Lusa) - A viola d`arco "MacDonald", uma das mais famosas de Antonio Stradivari, está a leilão a partir de hoje, com o instrumento a poder valer mais de 45 milhões de dólares (32,6 milhões de euros), anunciou a leiloeira Sotheby`s.
Stradivari construiu a "MacDonald" em 1719, quando estava "no auge da sua carreira", sublinha a casa leiloeira.
A venda, que deverá terminar em junho, decorre segundo o princípio da submissão selada de propostas, em que potenciais compradores apresentam as suas ofertas de forma confidencial, precisou à agência AFP um porta-voz da leiloeira, Dan Abernethy.
"De todos os instrumentos que [Stradivari] construiu, as violas d`arco são, de longe, as mais raras. Apenas existem hoje dez, quando o famoso fabricante [italiano] produziu 600 violinos e 50 violoncelos durante a sua carreira", adiantou a Sotheby`s em comunicado.
A viola d`arco "MacDonald" deve o seu nome a um dos seus antigos proprietários, Godfrey Bosville, terceiro barão MacDonald.
O último dono do instrumento foi o violinista austríaco Peter Schidlof, que o comprou em 1964. Após a sua morte, em 1987, a viola d`arco esteve nas mãos da sua família.
Há cerca de três anos, o violino "Lady Blunt", também de Stradivari, de 1721, foi arrematado por 15,9 milhões de dólares (11,5 milhões de euros), com o montante a reverter a favor das vítimas do tsunami no Japão.