Violinista Anne-Sophie Mutter estreia em disco peça de Dutilleux
A primeira gravação mundial da peça "Sur le même encore", que o compositor Henri Dutilleux dedicou a Anne- Sophie Mutter, abre o novo álbum da violinista alemã, a editar esta semana.
A peça "Sur le même accord" (nocturno para violino e orquestra) foi gravada ao vivo pela violinista alemã, acompanhada pela Orquestra Nacional de França, sob a batuta Kurt Masur, num programa da Radio France.
Além da peça que o compositor lhe dedicou, Mutter interpreta "Concerto para violino e orquestra, nº2 (Sz 212)" de Bela Bartók, acompanhada pela Sinfónica de Boston e o "Concerto em Ré" de Igor Stravinsky, com a Philarmonia Orchestra.
Este é o segundo álbum da violinista alemã este ano: em Janeiro a Deutsche Grammphon editou os concertos para violino de Tchaikovsky e Korngold, com Mutter acompanhada pelas Sinfónicas de Londres e Viena, ambas sob direcção de André Previn.
A ligação entre Henri Dutilleux e a jovem violinista data do início do seu conhecimento, ao contrário de outras parcerias famosas que surgiram mais tarde.
Por seu lado, a relação de Bartók com Zoltán Székely surgiu quando ambos se apresentavam em recitais. Quando escrevia o seu Concerto, Stravinsky escreveu algumas peças para Dushkin.
Ou seja, Dutilleux compôs "Sur le même accord" quando ainda não conhecia bem a violinista, enquanto os compositores referenciados já trabalhavam há muito com o violinista para quem compuseram.
Anne-Sophie Mutter é uma das mais destacadas violinistas da actualidade e a sua virtuosidade foi desde cedo notada no meio musical.
Mutter estreou-se aos 13 anos como solista no Festival Whitsun de Salzburgo, em 1977, acompanhada pela Filarmónica de Berlim sob a direcção de Herbert von Karajan.
Para a instrumentista, "o essencial é que as pessoas não sejam indiferentes à música".
Em Janeiro de 1998 Mutter iniciou um projecto que a levaria a actuar durante todo o ano em 50 cidades, tendo interpretado as dez sonatas para violino e piano de Beethoven, acompanhada pelo pianista Lambert Orkis.
No início de 1999, Anne-Sophie Mutter voltou a apresentar-se nos EUA, desta vez com acompanhamento orquestral, realizando em seguida uma digressão pela Europa.
Fez um périplo pela Ásia, regressando à Europa com o maestro Kurt Masur e a Orquestra Mundial da Juventude, numa digressão que envolveu a abertura da temporada em Berlim, para além de concertos em Baden-Baden, Weimar, Leipzig, Dresden, Colónia e Varsóvia.
Desde então a violinista tem realizado sucessivas digressões, e da extensa lista de prémios com que foram agraciadas as gravações realizadas por Anne-Sophie Mutter, destaca-se o Prémio Alemão de Gravação, o Record Academy Prize, o Grand Prix du Disque, o International Recording Award e o Prémio Edison.
Algumas destas gravações valeram-lhe discos de ouro ou platina, como é o caso dos concertos de Mendelssohn e Bruch.
Paralelamente ao seu trabalho na música, Anne-Sophie Mutter fundou em 1987 o Rudolf Eberle Endowment, que concede auxílio económico a jovens instrumentistas de arco com talento, oriundos de toda a Europa.