Violino Guarneri bate em leilão recorde de Stradivarius
Londres, 14 Fev (Lusa) - Um violino fabricado pelo famoso Giuseppe Guarneri no século XVIII bateu num leilão de instrumentos musicais o recorde de 3,54 milhões de dólares (2,42 milhões de euros) pagos por um Stradivarius em 2006.
O advogado e músico russo Maxim Viktorov, de 35 anos, juntou esta cobiçada peçaà sua colecção de violinos, que conta já, entre outros, com um Bergonzi, que comprou em 2005 por 1,05 milhões de dólares (718.000 euros).
O violino, leiloado pela Sotheby`s em Londres e classificado como "extremadamente raro" pela leiloeira, foi fabricado na década 40 de 1700 por Giuseppe Guarneri, conhecido como Giuseppe del Gesù, mestre do século XVIII que levou a arte de fazer violinos ao seu nível mais alto.
A Sotheby`s escusou-se a tornar público o montante pago pelo instrumento, admitindo apenas que que superou consideravelmente o que se desembolsou por um Stradivarius.
Os peritos em música apreciam mais os instrumentos de Guarneri (1698-1745) do que os de Antonio Stradivari, de quem se diz que devia ter um anjo sobre o ombro quando trabalhava.
O elevado preço que atingem as suas peças nos leilões deve-se ao facto de apenas terem "sobrevivido" 150, contra as 600 existentes com a "marca" Stradivari.
O violino leiloado pela Sotheby`s pertenceu ao compositor e violinista do século XIX Henri Vieuxtemps, e a jovem Chloë Hanslip tocou com ele, quarta-feira, em público, o que aconteceu pela primeira vez em 70 anos.
Viktorov, o seu novo dono, empresta os violinos que colecciona a prestigiosos músicos para que possam dar concertos com eles.
O primeiro concerto do Guarneri agora vendido está marcado para 22 de Março, no Grande Salão do Conservatório Estatal de Moscovo, onde o violinista Pinchas Zukerman executará peças de Bach, Bruch e Mozart.
RMM.