Visionarium promove "Noite dos Investigadores" centrada em balística forense e outros indícios criminais

Santa Maria da Feira, 12 set (Lusa) -- O Visionarium -- Centro de Ciência do Europarque promove a 23 de setembro uma "Noite dos Investigadores", em que o público é convidado a participar gratuitamente em vários "workshops" sobre questões forenses e numa conferência pelo médico-legista Pinto da Costa.

© 2011 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A. /

Fonte desse equipamento de Santa Maria da Feira adianta que a iniciativa se enquadra no programa internacional que a Comissão Europeia promove simultaneamente em vários países, sempre sob a designação comum "Noite dos Investigadores" e explica que a finalidade do evento é "permitir um contacto mais próximo e efetivo entre os cientistas e o público em geral".

Procura-se, por um lado, "minimizar o distanciamento" existente entre ambas as partes e, por outro, "desmistificar ideias feitas sobre os cientistas e sobre a Ciência".

No Visionarium, esse objetivo deverá concretizar-se em momentos distintos. O primeiro arranca às 17:00 e trata-se de um workshop de Lofoscopia, em que os participantes irão recolher impressões digitais e pegadas com recurso a diferentes técnicas e reagentes, em função do tipo de superfície em que essas são encontradas.

Uma hora mais tarde tem início a sessão dedicada a vestígios biológicos e DNA (Ácido desoxirribonucleico), em que o público será convidado a deslocar-se até ao que supostamente será o local de um crime, para aí recolher amostras de saliva, sangue e esperma, que serão posteriormente analisadas e identificadas.

As últimas experiências realizam-se a partir das 19:00, propondo-se distinguir e interpretar padrões de manchas de sangue, com vista a determinar o seu local de origem, a altura e velocidade a que esse caiu e os seus ângulos de impacto.

Outra proposta da "Noite dos Investigadores" do Visionarium é aquilo que fonte da instituição descreve como uma "conversa em registo informal, em que o professor Pinto da Costa vai ter com o público um diálogo com valor de conhecimento acrescentado".

Depois disso, a iniciativa termina com um "workshop" dedicado ao tema da balística forense, em que os participantes poderão analisar armas de fogo e munições, apurar vestígios de disparos, proceder a exames de balística para identificação de armas e determinar o movimento dos projéteis tanto no interior desses instrumentos como em voo.

A participação em qualquer uma dessas atividades é gratuita, mas implica uma inscrição prévia através dos telefones 256.370.605/9 ou do e-mail info.visionarium@aeportugal.com.

Tópicos
PUB