Vítor Aguiar e Silva homenageado em Penalva e Viseu

por Agência LUSA

O estudioso da Literatura Portuguesa Vítor Aguiar e Silva é homenageado sábado em Penalva do Castelo, de onde é natural, e em Viseu, onde estudou.

A iniciativa é promovida pelas duas autarquias e pelo Governo Civil de Viseu, sob o lema "celebrar o mérito, consagrar as grandes referências do saber, da cultura, da educação e da cidadania".

O objectivo é prestar homenagem pública a "um dos mais relevantes estudiosos da Literatura Portuguesa e ao maior especialista no domínio da Teoria da Literatura, com uma produção científica traduzida em diversas línguas e de reconhecido mérito internacional", refere uma nota da organização.

Vítor Manuel Pires de Aguiar e Silva nasceu a 15 de Setembro de 1939, em Real, uma freguesia do concelho de Penalva do Castelo.

Frequentou o então Liceu Nacional de Viseu, onde fez os seus estudos liceais e concluiu o curso complementar com a classificação final de 19 valores, tendo-lhe sido por isso atribuído o prémio nacional de melhor aluno do ano escolar de 1957.

Mais tarde, licenciou-se em Filologia Românica na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, curso que também concluiu com 19 valores.

Na mesma universidade, Vítor Aguiar e Silva doutorou-se em Literatura Portuguesa, tendo apresentado uma dissertação sobre Maneirismo e Barroco na poesia lírica portuguesa, que obteve aprovação por unanimidade, com distinção e louvor.

Em 1979, foi nomeado professor catedrático da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e, dez anos depois, por transferência, professor catedrático da Universidade do Minho, onde ocupou o cargo de vice-reitor durante doze anos.

"Leccionou, de forma invulgarmente brilhante e num incomparável registo de sedução estética e discursivo-comunicacional, as disciplinas de Teoria da Literatura e Literatura Portuguesa III (Literatura Portuguesa Moderna e Contemporânea), tendo modelado, com o seu profundo, vasto e sempre fundamentado e actualizadíssimo saber, sucessivas gerações de estudantes", refere a organização.

O seu vasto currículo inclui a supervisão científica do projecto didáctico "Sinfonia da Palavra" para o ensino secundário e a coordenação de várias comissões de estudo relacionadas com a reforma do sistema educativo, a problemática do ensino e a promoção da língua portuguesa e a avaliação das universidades.

Vítor Aguiar e Silva também coordenou o grupo de trabalho que esteve na origem da criação do Instituto Camões e a Comissão Nacional de Língua Portuguesa e foi membro do Conselho Nacional de Cultura.

Em 1980, fundou o Centro de Estudos Portugueses, actual Centro de Estudos Humanísticos da Universidade do Minho, e a revista «Diacrítica», que dirigiu até à sua jubilação, em Julho de 2002.

Por tudo isto, a organização não hesita em afirmar que "Vítor Aguiar e Silva é inquestionavelmente um dos mais brilhantes académicos da Universidade Portuguesa na área das Letras e das Humanidades".

A homenagem de sábado está dividida em dois momentos - de manhã em Penalva do Castelo e à tarde em Viseu - que contarão com a presença do estudioso.

pub