Vladimir Putin e Will Smith foram os mais "populares" no Google este ano

por Lusa
Brian Snyder - Reuters

O nome do Presidente russo, Vladimir Putin, que ordenou a invasão da Ucrânia em fevereiro, foi o mais popular nas pesquisas no Google este ano em Portugal, seguido pelo do ator Will Smith, que protagonizou a célebre bofetada nos Óscares.

As tendências hoje divulgadas pela Google em Portugal registam as palavras que mais cresceram nas pesquisas de Internet, face ao ano anterior, e colocam em terceiro lugar nesta categoria (nomes internacionais) o ator Johnny Depp, cujo divórcio da atriz Amber Heard, sob acusações mútuas de agressões, teve destaque nos `media`.

Em termos gerais, os internautas portugueses procuraram com mais incidência as palavras "ivaucher", "Mundial 2022", "Ucrânia", "Rússia", "certificado digital" e "autovaucher", a par de algumas questões: "Como aderir ao autovaucher", "como saber onde votar em 2022", como funciona o "ivaucher" e "como receber os 125 euros" que o Governo decidiu atribuir aos contribuintes por conta da inflação.

De acordo com a mesma fonte, os portugueses que mais buscas suscitaram foram o ex-presidente do Sporting Bruno de Carvalho e a cantora Liliana Almeida, com quem o antigo dirigente desportivo se casou após a participação de ambos no programa Big Brother Famosos, seguidos do piloto de ralis Bernardo Sousa.

Nos programas, séries e filmes, o destaque foi para "Big Brother Famosos", "Top Gun" e "House of the Dragon".

Os internautas mostraram também particular interesse em saber o que é afasia (distúrbio de comunicação associado a um acidente vascular cerebral), o que são metadados e o que é a NATO.

O "Ano em Pesquisa" da Google reflete, segundo a empresa, "um olhar anual para o top de tendências" nas pesquisas registadas pela plataforma.

"Ao compilar o ano 2022 na pesquisa, analisamos a agregação de triliões de pesquisas ao longo do ano. As tendências geralmente identificam melhor o que chamou mais a atenção das pessoas em 2022 relativamente a 2021", disse à agência Lusa fonte da Google.

Tópicos
pub