"Volver", de Almodóvar, melhor filme europeu para imprensa estrangeira
O filme "Volver", do realizador espanhol Pedro Almodóvar, recebeu o Globo de Ouro para o melhor filme europeu anualmente atribuído pela Associação da Imprensa Estrangeira de Itália.
O prémio foi entregue segunda-feira à noite em Roma a uma das protagonistas da película, a actriz Cármen Maura, que declarou, na altura, ser a sua relação com Almodóvar "a mesma de há 25 anos".
Não tendo podido assistir à cerimónia, o realizador enviou aos membros do júri uma mensagem de agradecimento em que afirma ter ido receber o prémio "a actriz que melhor transmitiu a mescla de humor e de emoção" que caracterizam os filmes por ele realizados.
Embora confessando temer que "Volver", por ter um quadro geográfico muito marcado, apenas seja "compreendido em La Mancha", observou que o prémio agora recebido demonstra que o filme "tem asas" e "pode entender-se em qualquer lugar a luta destas mulheres solitárias e sozinhas, agredidas e agressoras".
A Associação da Imprensa Estrangeira de Itáli concedeu o Globo de Ouro para o melhor filme "Il regista di matrimoni" (O realizador de matrimónios), de Marco Bellocchio, e o Globo de Ouro para o melhor director a Pupi Avati, por "La seconda notte di nozze" (A segunda noite de núpcias).