X Encontro de Poesia Ibero-Americana homenageia poeta brasileiro

O X Encontro de Poesia Ibero-americana, organizado pela Fundação Salamanca Cidade de Cultura, homenageia este mês, o escritor brasileiro Álvaro Alves de Faria.

© 2007 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A. /

No encontro, que decorrerá em Salamanca nos dias 26 e 27, participarão 13 poetas de nove países, entre os quais o poeta português Jorge Fragoso.

Segundo o coordenador do evento, o poeta peruano Alfredo Pérez-Alencart, este encontro pretende "descobrir em Espanha a figura de Álvaro Alves de Faria.

A Fundação editou em castelhano e em português uma antologia sob o título "Habitação de Esquecimentos", um lema que pretende simbolizar "aquela poesia que dificilmente poderá ser esquecida por quem a lê ou a escuta".

A leitura de poemas terá lugar no salão de recepções da Câmara Municipal e começará a 26 de Outubro, com a participação do homenageado, de Pío Serrano (Cuba) e de José María Muñoz Quirós (Espanha)

Brasil, Equador, Cuba, Portugal, Argentina, Chile, Costa Rica, México e Espanha serão os países representados no Encontro que contará com Verónica Amat, Carlos Aganzo, Helena Villar e Jordi Doce (Espanha), Jorge Fragoso (Portugal), Luis Alberto Ambroggio (Argentina), Julio Espinosa (Chile), Alvaro Mata (Costa Rica) e Mario Alonso (México).

Álvaro Alves de Faria é um dos nomes mais representativos da geração de poetas que se formou nos anos 60 na poesia do Brasil. Nasceu em São Paulo em 9 de Fevereiro de 1942. Além de livros de poesia é autor de romances, ensaios literários, peças de teatro e livros de crônicas e entrevistas.

A sua obra está traduzida em francês, servo-croata, inglês, espanhol, italiano e japonês. Jornalista profissional, sempre se dedicou à área cultural, especialmente à Literatura.

Representado em várias antologias editadas em Portugal, o seu livro "Trajetória poética" recebeu o Prémio da Associação Paulista de Críticos de Arte como o melhor livro de poesia do ano.

Participou no III Encontro Internacional de Poetas promovido pelo Grupo de Estudos Anglo-Americanos da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, em 1998, e no Congresso Portugal-Brasil 2000 - Literatura Portuguesa e Brasileira, na Universidade do Porto, em 2000, nas comemorações dos 500 Anos dos Descobrimentos.

PUB