Yann Tiersen abre novo Centro de Artes do Espectáculo de Portalegre
O músico francês Yann Tiersen, autor da banda sonora de "O Fabuloso Destino de Amélie Poulain", estreia sexta-feira o novo Centro de Artes do Espectáculo de Portalegre, que custou mais de cinco milhões de euros, anunciou a autarquia.
O vereador da cultura da Câmara Municipal de Portalegre, José Polainas, adiantou hoje à agência Lusa que a inauguração do novo centro, equipado com dois auditórios e uma sala multiusos, vai ser assinalada com o espectáculo musical "Les Retrouvailles", de Yann Tiersen.
Yann Tiersen é especialista em bandas sonoras de filmes, tendo assinado, nomeadamente, a da película francesa "O Fabuloso Destino de Amélie Poulain".
Natural da região francesa da Bretanha, o multi- instrumentista de formação clássica é conhecido pelo ecletismo das suas composições e considerado um nome importante no meio musical, desde a sua estreia discográfica, em 1995, com "La Valse des Monstres".
Para dia 23, feriado municipal em Portalegre, está já marcado outro espectáculo, com o auditório do centro a receber "Estórias de Amor", da Companhia de Dança de Lisboa e musicado pela Banda Euterpe, de Portalegre.
José Polainas explicou à Lusa que as obras de construção do Centro de Artes do Espectáculo ficaram prontas no final de Março, sendo no mês seguinte realizados os restantes trabalhos, num investimento global de 5,1 milhões de euros.
O investimento foi suportado pela autarquia e pelo Ministério da Cultura, através do Programa Operacional da Cultura.
O Centro de Artes do Espectáculo vai dispor de dois auditórios, um com 500 lugares para acolher espectáculos, congressos e conferências, e outro com 160 lugares, para a exibição regular de cinema e representação teatral.
Além disso, a nova infra-estrutura cultural de Portalegre fica também habilitada a acolher exposições e recitais de poesia, contando para o efeito com uma sala multiusos.
José Polainas garantiu que a programação do centro vai ser abrangente nas diversas áreas artísticas, posicionando-se como a "única sala de espectáculos, com características ímpares, em toda a região do Norte Alentejo".
"Nos vários domínios das artes do espectáculo, o centro de Portalegre propõe-se a seguir uma linha de programação que permita manifestações que podem ir da sua forma mais clássica, até às mais recentes tendências artísticas, tanto ao nível da música, como do teatro e da dança contemporâneas", disse.
No café-concerto do novo equipamento foi também criado um espaço denominado "Quina das Beatas", que vai ter como principal objectivo a divulgação da nova música portuguesa junto das camadas mais jovens da população.
Nesta valência, com uma regularidade mensal de um ou dois espectáculos, o público vai poder assistir, entre outras iniciativas promovidas de forma informal e descontraída, à apresentação de novos projectos musicais e lançamentos discográficos.
A curto prazo, está também a ser perspectivada a criação de um espaço de ensaios para apoiar e a estimular bandas de música locais, as quais normalmente têm falta de um espaço adequado para desenvolver o seu trabalho.