14 empresas internacionais unem-se para promover uso responsável de internet e telemóveis entre crianças e jovens (C/ EMBARGO)
** ATT: COM EMBARGO ATÉ ÀS 00:01 DE 23 DE ABRIL, QUARTA-FEIRA **
Lisboa, 22 Abr (Lusa) - Catorze das maiores empresas internacionais de comunicações apresentam quarta-feira em Bruxelas uma campanha inédita que pretende ajudar os professores a lidar com os problemas relacionados com o uso das novas tecnologias na sala de aula.
O `website` que será lançado pretende ajudar os professores a encorajar os jovens ao uso de telemóveis e da internet de forma responsável e segura, combatendo o cyber-bullying e outros perigos associados às novas tecnologias.
Vodafone, Orange, Telefónica, Yahoo, Google e MySpace são algumas das empresas que participam neste projecto, que tem o apoio da Comissária Europeia para a Sociedade da Informação, Viviane Reding, e da European Schoolnet, um consórcio de 28 ministérios da Educação da Europa.
"As novas tecnologias trazem grandes benefícios para as crianças e jovens, mas questões como a segurança online, o cyber-bullying e a privacidade são de grande preocupação", afirma o director executivo da European Schoolnet, Marc Durando.
De acordo com o responsável, os professores têm vindo a pedir informações sobre a forma como lidar com estas situações na sala de aula, o que levou estas 14 empresas a unirem-se, tendo em conta a sua responsabilidade no uso seguro das tecnologias que estão a criar e a vender.
O site vai incluir sugestões de planos de aulas, jogos, materiais em vídeo, exemplos de como reagir a eventuais cenários que possam surgir, como cyber-bullying, perseguição de professores, questões de privacidade, utilização indevida de informações pessoais e pornografia online, entre outras.
Inicialmente, o endereço TeachToday.eu estará disponível em Inglês, Francês, Alemão, Italiano e Espanhol, estando previsto para mais tarde o lançamento em Polaco e Checo.
Quase setenta por cento das crianças entre os dez e os onze anos têm um acesso regular à Internet, valor que sobe para os 85 por cento na faixa etária entre os 12-13 anos.
Em relação aos telemóveis, quatro em cada dez crianças entre os dez e os onze anos possui um, enquanto na faixa etária dos 12 e 13 anos este valor sobe para os 70 porcento.
Uma em cada cinco crianças afirma já ter sido vítima de "bullying" através da internet ou de telemóveis, enquanto quatro em cada dez professores acreditam que é comum ou muito comum as crianças serem vítimas de "bullying" ou ameaçadas através de mensagens de telemóvel.
O "cyber-bullying" consiste na utilização das novas tecnologias de informação e comunicação com o objectivo de maltratar, provocar, intimidar, ameaçar, atormentar, importunar, molestar e amedrontar.
MLS.
Lusa/Fim
*** COM EMBARGO ATÉ À 00:01 DE 23 DE ABRIL, QUARTA-FEIRA***