300 agências de viagens já podem reservar bilhetes CP on-line no sistema Galileo

Lisboa, 10 Dez (Lusa) - O número de agências de viagens que já podem reservar bilhetes da CP através do sistema on-line da Galileo triplicou desde a entrada da empresa, para 300, disse hoje o director-geral desta empresa.

© 2007 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A. /

Em declarações à agência Lusa, o director-geral da Galileo que detém um sistema de distribuição de reservas em várias áreas, referiu que é mais um produto que a rede disponibiliza aos agentes de viagens, além das reservas de hotéis ou bilhetes de avião.

Passou a ser possível reservar bilhetes da CP através da Galileo a partir de Fevereiro de 2006, e actualmente são emitidos cerca de 2.500 bilhetes por mês, especificou uma fonte da empresa.

António Loureiro falava à Lusa à margem do XXXIII Congresso da Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo (APAVT), que decorreu em Búzios, no Estado brasileiro do Rio de Janeiro.

Desempenhando um papel de ligação entre as agências de viagens que têm de fazer reservas e as empresas que têm produtos para oferecer, a Galileo instala um sistema on-line que permite ao agente ter acesso a várias áreas, dos transportes aos hotéis.

No caso da entrada da CP no sistema, "trata-se de um suporte muito importante para as agências pois evita deslocações aos balcões da CP" ou outros locais onde se vendam bilhetes de comboio, como frisou António Loureiro.

O responsável referiu que o transporte aéreo é a área que recebe mais reservas entre aos 17 milhões de transacções registadas em Portugal no sistema Galileo este ano, um número similar a 2006.

As reservas de bilhetes de avião representam cerca de 80 por cento do total das transacções, segundo António Loureiro.

Entre as companhias aéreas que integram o sistema Galileo estão 73 low cost (companhias baixo custo), incluindo a EasyJet, com várias ligações nos aeroportos portugueses.

A hotelaria também revela um volume de reservas elevado a partir de Portugal para todo o mundo, de 56 mil, o que representa uma subida de cerca de 26 por cento face a 2006, revela o director-geral da Galileo.

Dos planos da empresa para 2008 consta o objectivo de criar com os agentes de viagens modelo de negócios "feito à medida do cliente", apostando mais na vocação de distribuição de conteúdos para o retalho (agentes de viagens).

EA.

Lusa/Fim


PUB