A segunda vida do "carocha": Volkswagen barato para vender na China

A Volkswagen planeia lançar um novo automóvel de baixo preço, para custar no máximo 7.500 euros e para vender principalmente nos mercados asiáticos, a começar pela China. Se o plano for bem sucedido, a Volkswagen deverá substituir a Toyota no primeiro lugar do ranking mundial de fabricantes automóveis.

RTP /
Russell Boyce, Reuters

O site da Manager Magazine revela que a VW quer lançar o chamado Budget Car, depois de se ter tornado evidente que o segmento do mercado automóvel que mais cresce é precisamente o dos veículos de baixo preço. Segundo a empresa de estudos de mercado IHS, prevê-se que o dito segmento cresça de 9,3 para 11,5 milhões de carros vendidos por ano.

A aposta não é inteiramente original: antes da VW já Renault, com o seu Dacia, e a Suzuki tinham ofertas atraentes nessa área. E a General Motors já tem, para esse segmento, o chamado Baojun, modelo construído em conjunto com a parceira chinesa Saic, e o Chevrolet Sail. Mas o primeiro vendeu no ano passado 100.000 unidades e o segundo 213.000. A Volkswagen quer começar logo a vender 500.000.

Cosntata-se, entretanto, na Manager Magazine, algo que militará a favor de uma política de vendas dos automóveis baratos quase exclusivamente nos mercados extremo-orientais: esses automoveis, vendidos na Europa, "canibalizam" o mercado e dão aos consumidores uma alternativa que depois faz baixar as vendas nas outras classes.

Tópicos
PUB