À venda 500 milhões de euros de bilhetes do Tesouro
O Instituto de Gestão de Crédito Público (IGCP), que gere a dívida do Estado, colocou hoje 500 milhões de euros de bilhetes do Tesouro no leilão da emissão que vence a 23 de Setembro de 2005.
De acordo com os dados oficiais da instituição, a procura de bilhetes do Tesouro (BT) foi mais de três vezes superior à oferta, atingindo os 1,565 mil milhões de euros.
A oferta indicativa era de 500 milhões de euros, os quais foram colocados na totalidade à taxa média ponderada de 2,267 por cento.
A Euribor a um ano, prazo ligeiramente superior ao qual foram emitidos os BT, estava hoje nos 2,378 por cento.
Este é já o décimo sexto leilão de BT desde o início do ano, depois do IGCP ter decidido em 2003 voltar a dinamizar o mercado da dívida pública de curto prazo.
Para o conjunto do ano, está prevista a emissão de 5,5 mil milhões de euros em BT em termos líquidos (emissões brutas menos amortizações), que juntamente com o lançamento de 7,5 mil milhões de euros de obrigações do tesouro vão financiar a quase totalidade dos 13,7 mil milhões de euros de dívida.
Até hoje já tinham sido colocados 8,53 mil milhões de euros de BT no mercado.
Houve amortizações de 3,8 mil milhões de euros em Março e Julho, pelo que em valores líquidos foram emitidos 4,53 mil milhões de euros de BT.
Estão ainda agendados mais cinco leilões de BT até ao final do ano e o próximo é a 20 de Outubro, da linha que vence a 21 de Janeiro de 2005.
Em Novembro deve ocorrer uma nova amortização de outra linha de BT de 2,2 mil milhões de euros.