Abertura aeroporto da Praia em Setembro depende de correcções técnicas
O novo aeroporto da Praia, capital de Cabo Verde, poderá abrir ao tráfego internacional "no início de Setembro" se forem feitas "pequenas correcções técnicas" identificadas no processo de certificação, adiantou hoje a Agência de Aviação Civil (AAC).
Pronunciando-se pela primeira sobre a abertura do novo aeroporto, o Presidente do Conselho de Administração da AAC, Valdemar Correia, assegurou que tais correcções poderão ser feitas "até finais de Agosto", após o que será "imediatamente emitido" o certificado.
"Acreditamos que esses pormenores técnicos poderão ser corrigidos no prazo indicado porque as condições estão reunidas.
Logo que isso seja feito e verificado pela AAC, será emitido o certificado provisório", garantiu aquele responsável.
A previsão da agência foi bem acolhida uma vez que, partindo da autoridade máxima para o sector significa uma indicação segura da entrada em funcionamento do aeroporto.
O carácter provisório do certificado foi justificado por Valdemar Correia com a entrada em vigor, em Novembro próximo, das novas normas de certificação de aeroportos, impostas pela Organização Internacional de Aviação Civil (ICAO).
"Refiro-me ao Sistema de Gestão Operacional (SMS) que estabelece critérios de segurança mais rigorosos para todo o tipo de infra-estruturas aeroportuárias", explicou o Presidente da AAC, que prevê para Dezembro a emissão do certificado definitivo do novo aeroporto.
Valdemar Correia chamou a atenção para o facto de a certificação definitiva não ser um dado adquirido, pelo que a empresa de Aeroportos e Segurança Aérea (ASA) e a transportadora aérea cabo-verdiana (TACV) "não devem descurar" as medidas de segurança.
"Vamos estar atentos a estas questões e exigiremos a observância rigorosa das normas", defendeu aquele responsável, garantindo que a AAC "agirá de imediato sempre que entender que a segurança da aviação civil está em causa" em Cabo Verde.
Depois do aeroporto da Praia, a AAC conta dedicar a sua atenção ao aeroporto do Sal que, de acordo com as novas normas da ICAO e ao abrigo do SMS, que entrará em vigor em finais de Novembro, terá que solicitar uma nova certificação, segundo Valdemar Correia.
O aeroporto da Praia é uma das mais aguardadas infra- estruturas no arquipélago de Cabo Verde, tendo em conta que há vários anos é adiada a sua entrada em funcionamento.
A importância do aeroporto é igualmente sustentada pela diminuição, em várias horas, da viagem entre a capital cabo- verdiana e a Europa, nomeadamente Portugal, por terminarem as escalas na ilha do Sal, onde se encontra o único aeroporto internacional do país.
Os custos das passagens, segundo os TACV, poderão descer entre 20 e 30 por cento, embora a outra transportadora que liga Portugal e Cabo Verde, a TAP, vá manter a escala no Sal por ter optado por não realizar voos directos para a Praia.