Abstenção socialista no OE não aproxima posições com AD. "Há um mar que nos afasta"

Em vésperas de o parlamento se preparar para dar o pontapé de saída no debate do Orçamento do Estado na fase da generalidade, o PS, que já anunciou a abstenção, insiste que a 'luz verde' dada ao documento não significa que os socialistas tenham deitado por terra as ambições de regressar ao poder e de fazer oposição ao Governo da AD.

João Alexandre - Antena 1 /
Foto: José Sena Goulão - Lusa

"Nós somos a alternativa. Saímos das últimas eleições autárquicas - de forma clara - como a única alternativa ao bloco de direita", disse, durante as jornadas parlamentares do PS, Eurico Brilhante Dias.

Em Penafiel, numa intervenção que antecipou um debate dedicado ao tema "Serviços Públicos e Território", o presidente do grupo parlamentar deu como exemplo a descida do IRC ou a proposta do Governo para alterar as leis do trabalho como pontos de divergência entre os socialistas e a AD.

"Há um mar que nos afasta. Há uma distância evidente entre uma proposta assente em reduções de impostos de forma cega, em flexibilização e precarização do trabalho e alguém, como o PS, que valoriza, que qualifica a oferta e que procura um crescimento com coesão social e territorial", defendeu.

No mesmo sentido, Eurico Brilhante Dias assinala que o país vive, hoje em dia, numa "opção clara" do ponto de vista político, em que o Governo liderado por Luís Montenegro tem vindo a governar e a legislar "acima de tudo com a extrema-direita".

"Este Orçamento do Estado traz-nos não apenas uma redução de IRS - em que o PS se absteve no início da legislatura -, mas uma descida de IRC transversal para todos os setores", aponta o líder parlamentar, que salienta ainda que a opção política fundamental do Governo é a de que os objetivos de crescimento económico serão alcançáveis com reduções transversais do IRC.

Eurico Brilhante Dias aponta divergências de fundo com a AD na redução do imposto e justifica que os socialistas não seguem a mesma linha: "O IRC é pago por um conjunto particularmente diminuto de empresas - com especial destaque para empresas de grande dimensão - e, em muitas circunstâncias, para empresas que são rentistas e que vivem do mercado interno".
PUB