Acções do BCP mantêm forte liquidez

As acções do BCP continuam com forte liquidez e mantém a tendência de subida, a valorizar 0,86 por cento e transaccionando-se a 3,53 euros hoje a meio da sessão da Euronext Lisboa.

© 2007 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A. /

O volume de transacções de acções do BCP atingia já 41,7 milhões de títulos a meio da sessão.

Desde a apresentação de resultados, a 24 de Abril, que os títulos BCP têm registado volumes de transacção acima da média e uma valorização que levou hoje a acção a tocar os 3,65 euros, o máximo desde Abril de 2002.

O mercado espera a reunião dos gestores do banco com investidores e analistas, que se realiza na próxima sexta-feira, acreditando que depois de falhada a oferta pública de aquisição (OPA) sobre o BPI possa haver algum ajustamento, em alta, de estimativas para alguns resultados.

Além disso, mantém-se, segundo alguns analistas, a "componente especulativa" que se tem verificado nas últimas semanas à espera das decisões da Assembleia Geral de accionistas, realizada segunda-feira, e onde a revisão dos estatutos, que inclui um reforço da blindagem do banco, ficou adiada.

O Conselho Geral e de Supervisão do BCP, presidido por Jardim Gonçalves, acabou por retirar a sua proposta de alteração dos estatutos, polémica e contestada por alguns accionistas com participações qualificadas e até alguns de referência.

Depois de alguma confusão sobre se a AG ficava suspensa ou não, o BCP esclarecia que "o Conselho Geral e de Supervisão decidiu (...) retirar o referido ponto [8 da agenda, que dizia respeito à alteração dos estatutos], para discussão em posterior Assembleia Geral", embora a justificação dada fosse para "evitar o clima de cansaço decorrente do prolongamento dos trabalhos".

PUB