Acções do BPI já perderam 9% desde anúncio de eventual aumento de capital
Lisboa, 28 Jan (Lusa) - As acções do BPI já perderam 33,5 por cento do valor desde o final do ano passado e cerca de nove por cento desde que o presidente do banco revelou a possibilidade de realização de um aumento de capital.
Hoje ao início da tarde, os títulos do BPI estavam cotar 3,56 euros, em queda de nove por cento face aos 3,91 euros a que fecharam na quinta-feira, momentos antes de Fernando Ulrich revelar que o banco está a analisar a venda de activos e a eventual realização de um aumento de capital.
Além desta operação, de montante ainda não especificado, o BPI está igualmente a ponderar a venda à Allianz dos 35 por cento que detém na Allianz Portugal, bem como a alienação de uma parte do capital do BFA a investidores angolanos.
O objectivo destas operações é reforçar o rácio de capital Core Tier 1 de 5 para 5,5 por cento, explicou Fernando Ulrich, em conferência de imprensa.
A capitalização bolsista do banco ronda actualmente os 2,705 mil milhões de euros, abaixo dos mais de 4 mil milhões registados na última sessão do ano passado, quando a acção fechou a valer 5,36 euros.
As consequências do clima de instabilidade no sector financeiro (desencadeado pela crise do mercado hipotecário de alto risco nos Estados Unidos) têm-se feito sentir nas bolsas internacionais, principalmente nos títulos da banca, e Lisboa não tem sido excepção.