Ações da EDP fecham a subir 3,74% após decisão de venda aos chineses
Lisboa, 22 dez (Lusa) -- A EDP fechou hoje a valorizar 3,74 por cento para 2,33 euros após o regresso à negociação em bolsa pelas 16h20, quando já era conhecida a decisão de entrega da participação do Estado a Three Gorges Corporation.
"O Conselho Diretivo da Comissão de Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) deliberou o levantamento da suspensão da negociação das ações da EDP - Energias de Portugal, das ações da EDP Renováveis, e das obrigações da Parpública a partir das 16h20 por terem cessado os motivos que justificaram a suspensão", afirmou o regulador dos mercados financeiros em comunicado.
As ações da EDP e da EDP Renováveis (EDPR) estiveram hoje suspensas de negociação em bolsa por mais de uma hora, por decisão da CMVM, enquanto era aguardada a decisão do Governo sobre a privatização da empresa liderada por António Mexia.
Os chineses da Three Gorges Corporation foram hoje escolhidos pelo Governo para a aquisição da participação pública de 21,35 por cento na EDP.
Em comunicado à CMVM, a Parpública, empresa gestora de participações públicas, anunciou que "a referida alienação será efetuada pelo preço global de 2,69 mil milhões de euros, incorporando um prémio de 53,6 por cento em relação ao preço de mercado no dia 21 de dezembro", em que a elétrica, liderada por António Mexia, fechou a valer 2,246 euros.
Pelo caminho, na fase final, ficaram o grupo alemão E.ON e as empresas brasileiras Eletrobras e Cemig.