Ações da Volkswagen sobem 5,19% após perdas dos últimos dias

As ações da Volkswagen subiram hoje na bolsa de Frankfurt e terminaram com uma valorização de 5,19%, depois das perdas registadas nos últimos dias na sequência do escândalo da manipulação de emissões poluentes em veículos a gasóleo.

Lusa /

Com esta subida, o índice Dax terminou a ganhar 0,44% para 9.612,62 pontos.

Nas duas sessões anteriores os títulos do fabricante automóvel acumularam perdas de 35% e hoje foi anunciada a demissão do presidente executivo do grupo, Martin Winterkorn.

A empresa indicou que o sucessor deverá ser anunciado após a reunião do conselho de supervisão de sexta-feira.

A Agência de Proteção do Meio Ambiente dos Estados Unidos acusou na sexta-feira a empresa de falsear o desempenho dos motores em termos de emissões de gases poluentes através de um `software` incorporado no veículo, incorrendo numa multa que pode ir até aos 18 mil milhões de dólares (cerca de 15,9 mil milhões de euros).

No domingo, a Volkswagen reconheceu ter falseado os dados e na terça-feira anunciou que mais de 11 milhões de carros a gasóleo em todo o mundo têm equipamento que permite alterar o desempenho dos motores em termos de emissões para a atmosfera.

 

Tópicos
PUB