Acordo de exclusividade entre McDonald`s e Disney termina em 2006

O acordo exclusivo de direitos entre a rede de restaurantes McDonald+s e o grupo Walt Disney, parceria criada há 10 anos, irá terminar de forma gradual até finais de 2006, noticiou hoje a imprensa internacional especializada.

Agência LUSA /

O final da aliança de exclusividade entre as duas empresas está relacionado com o descontentamento dos franchisados da rede norte-americana de +fast-food+, que têm criticado ao longo dos últimos anos os resultados obtidos pelas mais recentes produções do estúdio de animação e da sua influência negativa na área do marketing.

"Tem existido uma frustração considerável entre os franchisados da McDonald+s em torno do acordo com a Disney", afirmou Richard Adams, consultor internacional na área de franchising, citado pelo +site+ especializado adlatina.

"Ao longo dos últimos 10 anos, estes empresários têm vindo a perder o controlo do seu marketing", reforçou o especialista.

Entretanto, a McDonald+s já garantiu uma nova parceria com outro estúdio de animação, a "concorrente" DreamWorks Animation, acordo que irá entrar em vigor a partir de Maio de 2007.

A parceria com estes estúdios - responsáveis por sucessos como "Shrek", "Finding Nemo" ("à Procura de Nemo") e "Madagáscar" - não terá contornos de exclusividade, segundo as mesmas notícias, que referem ainda que a primeira acção a desenvolver pelas duas empresas poderá ocorrer no lançamento do filme "Shrek 3".

"Penso que a exclusividade será algo que nunca mais vamos ver no mercado", defendeu o director de marketing global da McDonald+s, Larry Light.

O responsável salientou ainda que o acordo com a DreamWorks será encarado como "um passo em direcção à reforma da imagem da empresa, que foi iniciada com o lançamento da campanha "I+m loving it", onde foi assumido como +target+ um novo consumidor.

"A empresa mudou de foco. Em lugar de comunicar para a criança que há dentro de todos nós, vamos comunicar agora para o nosso jovem adulto", reforçou.

Do lado da Disney, os gestores do estúdio de animação já assumiram que a empresa quer e irá estar atenta a possíveis acordos com outras redes de +fast-food+.

PUB