ACS compra participação de Santander na Unión Fenosa
O Grupo Santander confirmou hoje a venda da participação de 22,07 por cento na Unión Fenosa à construtora ACS Dragados, por um valor total de 2.219 milhões de euros.
O acordo foi confirmado numa nota do Santander divulgada pela Comissão Nacional Mercado Valores (CNMV) espanhola.
A nota refere que a ACS vai comprar cada um dos títulos a 33 euros, dando ao Santander uma mais valia de 1.160 milhões de euros.
"Depois desta operação o Grupo Santander deixará de ter qualquer participação na Unión Fenosa", refere a nota, indicando que no momento do acordo, os representantes do grupo no conselho de administração da Fenosa apresentaram as suas demissões.
A negociação dos títulos das três empresas envolvidas está suspensa na bolsa de Madrid, segundo informação da CNMV, que indica ainda que a cotação dos títulos do Santander deverá ser retomada às 14:15 locais.
A portuguesa Galp Energia manteve contactos com o Santander mas nunca chegou a formalizar uma proposta para a compra da participação na terceira maior eléctrica espanhola.
O "patrão" do grupo Inditex, que detém a cadeia de vestuário Zara, Amâncio Ortega também entrou na corrida à Fenosa, apresentando uma proposta de 30 euros por acção.