Aeroporto Sá Carneiro principal destino de imigrantes galegos que regressam a casa - jornal

Santiago de Compostela, Espanha, 07 Mar (Lusa) - O aeroporto Sá Carneiro no Porto está a consolidar-se como o principal ponto de destino de imigrantes galegos que regressam a casa, `roubando` passageiros à Galiza, refere hoje um jornal espanhol.

© 2008 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A. /

Esta preferência deve-se às ligações regulares entre o Porto e aeroportos da América Latina, segundo o Correio Galego.

O jornal nota que são cada vez mais os imigrantes galegos que usam o Porto como destino nas viagens a casa, beneficiando de serviços como os da TAP, que envia autocarros a Santiago de Compostela para transportar e recolher passageiros.

As rotas regulares da TAP para Caracas, São Paulo e Rio de Janeiro são, para o jornal, voos essenciais para os imigrantes galegos, que ignoram assim por completo o aeroporto galego de Lavacolla, onde só chega "um ou outro charter".

Várias companhias aéreas prevêem ter, nos próximos meses, ligações directas da América Latina a Santiago de Compostela, mas as agências de viagem continuam a recomendar o aeroporto do Porto, "tanto por comodidade como pelo preço".

"Na realidade, a TAP Portugal obriga os passageiros a fazer escala em Lisboa, salvo no voo do Rio Janeiro. Ainda assim, os galegos da diáspora preferem Sá Carneiro", explica o jornal.

A "ajudar" o aeroporto do Porto estão também os voos de empresas de baixo custo, como é o caso da Ryanair, que oferece mais ligações internacionais do que as que chegam à Galiza também através de empresas "low cost".

ASP.

Lusa/Fim


PUB