Agência abre ligação `online` para imigrantes corrigirem endereço de email

por Lusa

A Agência para a Integração, Migração e Asilo (AIMA) colocou hoje `online` uma ligação que permite aos imigrantes resolverem problemas com o email de acesso, um dos principais motivos que tem provocado grande afluxo nas lojas da instituição.

No endereço https://services.aima.gov.pt/SAPA/change_mail.php, disponível na página da instituição, será possível aos imigrantes que não tenham recebido o email para pedirem o agendamento dos seus casos relativos a autorizações de residência fazerem um novo pedido `online`.

Muitos dos imigrantes que acorrem de madrugada às lojas da AIMA espalhadas pelo país na esperança de terem uma senha de atendimento presencial está relacionado com o facto de não terem recebido a notificação enviada na semana passada aos casos que tenham apresentado uma manifestação de interesse (um processo que permite a legalização de quem chega com visto que não é de trabalho).

Hassan, um marroquino que foi atendido na segunda-feira à tarde na loja AIMA em Lisboa, era um desses casos. "Não recebi qualquer email e venho ver o que se passa. Pago o que for preciso", disse então à Lusa.

Segundo a AIMA, muitos dos utentes preencheram mal o email ou deixaram de o utilizar, já que estes pedidos têm, nalguns casos, dois anos.

Nesta nova ligação, quem já tem um pedido pendente pode pedir o envio dos dados para pagar o agendamento desde que dê um novo email. Para confirmar que esse processo já existe, os imigrantes devem incluir outros dados que vão permitir o cruzamento de dados, como o número de identificação fiscal, de passaporte, telefone, ou segurança social. Além disso, devem incluir o endereço de email antigo e o novo.

Num comunicado de terça-feira, a AIMA refere que "está a reformular o procedimento para agendar o atendimento necessário à concessão de uma autorização de residência", substituindo o contacto telefónico por meios digitais, pelo que agora "será possível agilizar o agendamento e assegurar o cumprimento das novas regras que entraram em vigor no início do ano de 2024".

Nos casos em que os utentes tenham clicado, por engano, no `link` "destinado a comunicar que já não estaria interessado na manifestação de interesse", podem enviar um email para manifestacao.interesse@aima.gov.pt, solicitando a reativação da manifestação de interesse, indicando os seus dados.

"A manifestação de interesse será reposta e poderá ser retomado o processo de atualização de informação e marcado o agendamento sem problemas", refere ainda a AIMA.

As queixas dos imigrantes têm subido de tom, mas, segundo a instituição, a maioria dos problemas podem ser resolvidos pelo próprio sistema.

 

 

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