Agência norte-americana revê em baixa preço do barril em 2008 e em alta para 2009
Nova Iorque, 09 Set (Lusa) - A Agência norte-americana de informação sobre Energia (EIA) reviu em baixa as suas estimativas do preço do barril do petróleo para 2008, mas em alta as previsões para 2009, devido ao aumento sustentado da procura.
"O preço do WTI (West Texas Intermediate, cotado em Nova Iorque), que atingiu, em termos médios, os 72 dólares o barril em 2007, deverá ser de 116 dólares em 2008 [a anterior previsão apontava para 119 dólares]", prevê esta agência de estatísticas oficiais do governo norte-americano no seu relatório mensal hoje publicado.
"Uma aceleração da procura mundial deverá levar o preço do petróleo até aos 126 dólares em 2009 [a anterior estimativa apontava para 124 dólares]", acrescenta a agência, que depende do Departamento da Energia dos EUA.
A agência prevê que o consumo mundial de petróleo aumente em 920 mil barris por dia em 2009.
Após atingir um valor recorde em 11 de Julho, em 147,27 dólares por barril, o preço do petróleo tem vindo a cair, tendo descido hoje abaixo dos 100 dólares pela primeira vez desde 2 de Abril.
Mas a agência considera que os preços deverão voltar a subir, quando a China retomar o nível de consumo habitual.
"Algumas informações indicam que a China prevê interromper as importações de determinados produtos [petrolíferos] em Setembro, para escoar as reservas constituídas antes dos Jogos Olímpicos", nota a EIA, que considera, por isso, que a "moderação da procura da China não será mais que temporária".