Agências de investimento de Portugal e de São Paulo assinam protocolo de cooperação
São Paulo, 06 set (Lusa) - A Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP) e a Agência Paulista de Promoção de Investimentos e Competitividade (Investe SP) acordaram na quarta-feira a cooperação mútua na busca de oportunidades para empresários.
Os presidentes da AICEP e da Investe SP, Pedro Reis e Luciano de Almeida, respetivamente, assinaram o protocolo de intenções, que prevê a troca de informações e experiências.
Pedro Reis afirmou que está prevista a alocação de um funcionário da AICEP na Investe SP e de um da agência paulista em Lisboa, a partir do começo do próximo ano.
O acordo foi feito na presença do ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros de Portugal, Paulo Portas, e do governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, durante um seminário sobre oportunidades para empresários portugueses em São Paulo.
O Estado brasileiro possui projetos para parcerias público-privadas nas áreas de transporte sobre trilhos, rodovias, hospitais, abastecimento de água, educação e habitação.
Durante o encontro, Paulo Portas sublinhou que até 2013 será criado o projeto incubadora, para proporcionar assessoria jurídica e financeira em São Paulo às micro e pequenas empresas portuguesas que se queiram internacionalizar.
Na quinta-feira, a missão empresarial portuguesa participa num seminário em Santos, no litoral de São Paulo. Já o ministro Paulo Portas parte para Brasília, onde terá encontros com autoridades e vai estar presente no lançamento do Ano de Portugal no Brasil.
Ainda na quarta-feira, o ministro esteve na Universidade de São Paulo, onde visitou a Cátedra portuguesa Jaime Cortesão, encontrou-se com o reitor João Grandino Rodas e teve uma conversa com alunos dos cursos de Economia e Relações Internacionais.