Agros investirá 40 ME em centro empresarial que ficará concluido em 2008
O presidente da Agros - União das Cooperativas de Produtores de Leite de Entre o Douro e Trás-os-Montes anunciou hoje que vai investir 40 milhões de euros na construção de um centro empresarial, que ficará concluído em 2008.
Em declarações à agência Lusa à margem da cerimónia de lançamento da primeira pedra do novo empreendimento, na Póvoa de Varzim, que contou com a presença do ministro da Agricultura, Fernando Mendonça frisou a importância de diversificar a actividade da Agros, nomeadamente através da aposta na horticultura e floricultura.
"Queremos fazer com estas duas actividades o mesmo que fizemos com o leite", explicou o responsável.
O projecto para o novo centro empresarial da Agros (construído em 10 por cento de uma área de 25 hectares) será realizado em várias etapas e integrará a nova sede dos mais de 3.000 produtores associados à entidade.
Além de oficinas, parque de exposições, museu e auditório, laboratórios, salas comerciais de apoio às explorações leiteiras, o centro contemplará ainda espaços verdes para actividades de lazer.
"Será aqui o centro nevrálgico e donde irá irradiar a nossa actividade que, nos 365 dias do ano recolhe diariamente mais de 1,5 milhões de litros de leite, através de uma frota de 50 viaturas equipada com o mais moderno sistema de recolha", referiu Fernando Mendonça.
Numa segunda fase, explicou, o projecto perspectiva ainda o desenvolvimento de espaços para outras valências, tais como, complexo desportivo, infantário e lar de idosos, permitindo também exposições e outras iniciativas ligadas ao mundo rural e ainda a recuperação de uma antiga casa agrícola destinada a museu.
"É um elevado investimento, talvez um dos maiores que se avizinha para os concelhos da Póvoa de Varzim e de Vila do Conde e que revela a aposta forte que a nossa organização e o sector leiteiro assumem, contrariando a onda de pessimismo, de desinvestimento, de deslocalizações e de encerramento de indústrias e iniciativas empresariais", sublinhou ainda o presidente da Agros.
A Agros foi constituída em 1949 por três cooperativas: a de Vila do Conde, da Póvoa de Varzim e da Ribeira do Neiva, apresentando um volume de recolha de leite a rondar os 550 milhões de litros e integra uma das três organizações cooperativas que participam no capital e na administração da Lactogal.
A intervenção da união de cooperativas estende-se ainda a outros sectores da produção agro-pecuária, desde o aprovisionamento e comercialização de factores de produção à concentração da oferta de outros produtos ao apoio técnico e laboratorial, passando também pela colaboração activa com outras entidades da inovação e do conhecimento.