Ahold vende subsidiárias nos Estados Unidos por 660 milhões dólares
A Ahold chegou a acordo para venda das subsidiárias Bi-Lo e Bruno+s que detém nos Estados Unidos, à Lone Star Funds, por 660 milhões de dólares (cerca de 491 milhões de euros), divulgou hoje a retalhista holandesa.
O negócio deverá ficar fechado no primeiro trimestre de 2005, estando sujeito, entre outros, à aprovação das autoridades da concorrência.
De acordo com o comunicado, a Ahold irá receber aquando da conclusão do negócio 560 milhões de dólares, sendo os adicionais 100 milhões recebidos durante os 18 meses seguintes.
A Bi-Lo e a Bruno+s são duas cadeias de supermercados que operam na região sudeste dos Estados Unidos, com um conjunto total de 450 supermercados e vendas líquidas combinadas de cerca de 4,7 mil milhões de euros (em 2003).
Este desinvestimento "vem no final de um ano de transição para a Ahold e assinala um importante marco na nossa +Estrada para Recuperaçao+", disse o presidente e director executivo da retalhista, Anders Moberg.
"Desinvestir na Bi-Lo e na Bruno+s faz parte da nossa estratégia para optimizar o portfolio e fortalecer a nossa posição financeira, através da redução da dívida", acrescentou.
Em Portugal, a holandesa Ahold é parceira da proprietária dos supermercados Pingo Doce, detendo 49 por cento da Jerónimo Martins Retalho.
às 11:20 horas de Lisboa, as acções da Ahold estavam a subir 2,88 por cento, para 5,71 euros, na bolsa de Amesterdão.