Air China encomenda 20 Airbus A330-200

A Air China anunciou hoje a compra de 20 A330-200 à europeia Airbus por 2,86 mil milhões de dólares (2,1 mil milhões euros), prevendo-se que os aviões sejam entregues entre meados de 2006 e o final de 2008.

Agência LUSA /

"Os aviões irão substituir aviões existentes na frota (...) e permitirão proporcionar um serviço mais confortável para os passageiros", referiu o presidente da companhia nacional, Li Jiaxiang, num comunicado à imprensa.

As novas aquisições da maior companhia aérea chinesa servirão sobretudo rotas internacionais, com destino à Europa, Austrália e América do Norte, a par com determinadas linhas domésticas, como Lhasa, capital do Tibete.

Estas encomendas são boas notícias para a construtora europeia, contra a rival norte-americana Boeing no aliciante mercado chinês.

Por outro lado, a companhia China Southern Airlines está perto de chegar a um acordo para comprar cinco superjumbos A380 à Airbus, segundo a imprensa local.

Se este negócio da Southern Airlines se concretizar, a companhia com sede em Cantão, segunda maior da China, será a primeira empresa chinesa a adquirir os modernos superjumbos de dois andares da Airbus, lançados recentemente no mercado.

A China deverá tornar-se no segundo maior mercado de aviação civil do Mundo até 2020, depois dos Estados Unidos, esperando-se que adquira mais de 2.000 aviões nas próximas duas décadas.

PUB