Air India vai integrar Star Alliance
Lisboa, 13 Dez (Lusa) - O conselho dos presidentes executivos da Star Alliance aceitou hoje a candidatura da companhia aérea Air India a futuro membro da aliança de companhias aéreas, da qual faz parte a transportadora portuguesa TAP.
Fundada em 1932, a Air India prevê, na sequência da recente fusão com a Indian Airlines, líder no sector doméstico do país, tornar-se "uma companhia aérea internacional de classe mundial", com uma frota de 115 aviões, estando em preparação o processo de nova imagem da marca.
"A Índia, uma das economias mundiais em maior crescimento e com um mercado de aviação em mais rápida expansão e tem estado na mira da Star Alliance há bastante tempo", afirmou o presidente-executivo da United Airlines, citado em comunicado.
Com este acordo, acrescentou Glenn Tilton, a "Air India torna a Star Alliance na primeira aliança a assegurar a entrada de uma companhia aérea da Índia, o que permitirá aos nossos clientes usufruir, no futuro, de mais benefícios nas suas viagens nesse país".
"Ao ser escolhida como futura companhia-membro da Star Alliance, a Air India acrescentará, por seu turno, valor aos passageiros das várias companhias que integram a aliança", afirmou, por seu turno, o director-geral da Air India, Vasudevan Thulasidas.
Constituída em 1997, a Star Alliance é formada actualmente pelas companhias Air Canada, Air New Zealand, ANA, Asiana Airlines, Austrian, bmi, LOT Polish Airlines, Lufthansa, Scandinavian Airlines, Singapore Airlines, South African Airways, Spanair, Swiss, TAP Portugal, THAI, United e US Airways.
São membros regionais da Aliança as companhias aéreas Adria Airways (Eslovénia), Blue 1 (Finlândia) e Croatia Airlines (Croácia).
A Air India, a EgyptAir e a Turskish Airlines também já foram aceites como futuros membros.
No conjunto, a rede da Star Alliance oferece mais de 17 mil voos diários para 897 destinos em 160 países.