Em direto
Portugal comemora 50 anos da Revolução dos Cravos. Acompanhe ao minuto

Alargamento do horário de trabalho viola recomendação da OIT

por Lusa

Lisboa, 03 mai (Lusa) -- O Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP) considera que o alargamento do horário laboral viola uma recomendação da Organização Internacional de Trabalho (OIT) que preconiza as 35 horas semanais para os enfermeiros.

Guadalupe Simões, dirigente do SEP, disse à agência Lusa que, a concretizar-se o anúncio do alargamento das 35 para as 40 horas de trabalho semanais, hoje realizado pelo primeiro-ministro, o mesmo será seguido de uma forte contestação dos enfermeiros.

O primeiro-ministro anunciou hoje, durante uma declaração ao país, que o Governo quer aumentar o horário de trabalho da função pública de 35 para 40 horas semanais.

"A OIT recomenda que o horário de trabalho dos enfermeiros seja de 35 horas semanais, precisamente para ser garantido o seu descanso físico e psicológico e para estes estarem preparados para prestarem cuidados de qualidade", disse.

A dirigente sindical afirmou que existem enfermeiros com contratos individuais de trabalho que laboram 40 horas semanais e que muitos destes estão cada vez mais a solicitar o regresso às 35 horas, precisamente porque estão exaustos.

"Essa possibilidade, e ainda por cima sem aumento da remuneração, é um caminho completamente contrário às exigências da função do enfermeiro", adiantou.

A concretizarem-se estas propostas, avançou, "é certo que estas serão seguidas de uma veemente contestação".

 

Tópicos
pub