Alemã Fresenius compra portuguesa Labesfal
A alemã Fresenius Kabi anunciou hoje a compra do grupo farmacêutico português Labesfal, por um valor não especificado.
"Esta aquisição vai expandir significativamente a gama de drogas administradas de forma intravenosa da Fresenius Kabi, que é o líder europeu no mercado de terapias de infusão e nutrição", afirma a empresa alemã, em comunicado.
O presidente da Labesfal, Joaquim Coimbra, anunciou esta quarta-feira a compra do grupo Jaba à "holding" da família Batista de Almeida.
Esse contrato prevê a alienação da totalidade das acções do Grupo Jaba, produtor e comercializador de medicamentos, que controla empresas Jaba Farmacêutica, Bonafarma, Jabafarma e Novamed.
A Labesfal, que emprega cerca de 320 pessoas, conseguiu vendas de 56 milhões de euros em 2004.
Após a aquisição da Labesfal, a Fresenius pretende instalar no laboratório daquela, em Campo de Besteiros, um "centro de competência para a produção de drogas administradas de forma intravenosa", aproveitando as boas instalações da empresa portuguesa e o +know-how+ dos seus funcionários.
Joaquim Coimbra, até aqui dono da Labesfal, tornar-se-á o presidente do recém-criado Conselho Consultivo da empresa.
A gestão da Labesfal será assegurada pela actual equipa e por responsáveis locais da Fresenius Kabi, esclarece o comunicado.
A Lusa procurou contactar Joaquim Coimbra para obter mais informações, nomeadamente o valor do negócio, mas tal não foi possível até ao momento.