Alert prepara-se para concorrência da Microsoft com expansão internacional

Porto, 16 Mai (Lusa) - A Alert Life Sciences abrirá este ano um centro de desenvolvimento na Holanda para servir de âncora à expansão internacional da empresa e enfrentar concorrentes como a Microsoft, revelou hoje à agência Lusa o presidente da Alert, Jorge Guimarães.

© 2008 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A. /

"Temos grandes concorrentes fora de Portugal, como a Siemens e a norte-americana Cerner, e antevemos a chegada ao mercado da Microsoft", disse o presidente da empresa do Porto especializada em software de gestão para hospitais e centros de saúde.

Jorge Guimarães destacou também a concorrência em Portugal da Associação Nacional de Farmácias, que detém a Consiste, empresa que comprou recentemente a CPCHS - Companhia Portuguesa de Computadores, Healthcare Solutions.

"Temos de ser muito competitivos para sobreviver num mercado global", afirmou, manifestando-se, contudo, confiante no rápido crescimento da empresa nos próximos anos.

O empresário salientou que a Alert prevê duplicar novamente este ano a facturação e o quadro de pessoal, atingindo os mil trabalhadores, quase todos de áreas tecnológicas, nomeadamente da engenharia informática.

"Conseguir cerca de 500 engenheiros informáticos num curto prazo não é fácil", afirmou, reconhecendo que a escassez de técnicos desta área em Portugal contribuiu para a decisão da empresa de criar um centro de desenvolvimento na Holanda, onde já tem uma filial.

O empresário justificou a escolha da Holanda com o facto de se tratar de "um mercado interessante e uma boa localização geográfica".

Jorge Guimarães referiu que a expansão internacional da empresa, que será responsável este ano por metade da facturação prevista, próxima dos 50 milhões de euros, não tem sido isenta de dificuldades.

"Há sempre dificuldades nalguns mercados, especialmente o de Espanha e dos Estados Unidos, que têm características particulares", afirmou, realçando que, contudo, esses obstáculos não têm impedido o crescimento da empresa, que todos os anos duplica a facturação e o quadro de pessoal.

Para fazer face a este crescimento acelerado, a Alert transferiu-se recentemente da Rua Bessa Leite, no Porto, para Gaia, ocupando agora uma torre de nove andares do edifício Arrábida Lake Towers, que será inaugurada terça-feira por Cavaco Silva, no âmbito da quarta etapa do Roteiro para a Ciência do Presidente da República.

"Temos já três pisos ocupados, que passarão a seis no próximo mês, mas temos toda a torre reservada. Estas instalações deverão ser suficientes para os próximos dois anos e meio a três", afirmou Jorge Guimarães, admitindo que o crescimento da empresa possa vir a obrigar a nova mudança de instalações.

Jorge Guimarães referiu que vai aproveitar a visita do Presidente da República para anunciar o lançamento de um novo produto na área da saúde.

A Alert Life Sciences Computing tem a sua origem em 1998, quando o médico e investigador Jorge Guimarães venceu o Grande Prémio Bial de Medicina, um ano depois de ter concluído o doutoramento na Universidade do Porto e de ter rumado para os Estados Unidos, onde fez um pós-doutoramento na Universidade de Standford.

Com o dinheiro do prémio, investiu na criação, em Dezembro de 1999, de uma empresa, a MNI - Médicos Na Internet, dedicada a serviços de saúde através da Internet, área que a agora designada Alert ainda mantém e é auto-suficiente.

No ano seguinte, Jorge Guimarães reposicionou a principal actividade da empresa, investindo no desenvolvimento de software para os serviços de saúde.

Menos de 10 anos depois, os produtos Alert estão já em 639 hospitais e cerca de 8.000 centros de saúde, em Portugal e noutros 30 países, entre os quais Espanha, Itália, Holanda, Brasil, Estados Unidos, Singapura e Malásia.

A Alert, que já emprega mais de 500 trabalhadores da área tecnológica, facturou no ano passado 23,16 milhões de euros, resultado que prevê duplicar em 2008, conseguindo metade do volume de negócios fora de Portugal.

A administração da Alert integra três naturais de Viana do Castelo com ligações familiares, Jorge Guimarães, 40 anos, o irmão César Guimarães, 36 anos, licenciado em Economia, e o primo Miguel Rocha, 31 anos, licenciado em Farmácia.

FZ.

Lusa/Fim


PUB