Algés e Cruz Quebrada-Dafundo integradas na rede concelhia de mini-autocarros

Oeiras, Lisboa, 14 Abr (Lusa) - Os moradores de Algés e Cruz Quebrada - Dafundo, em Oeiras, dispõem a partir de hoje do serviço concelhio de mini-autocarros Combus, destinado a proporcionar pequenas deslocações a custos reduzidos.

© 2008 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A. /

A funcionar desde Junho de 2007 em Queijas, Carnaxide e Linda-a-Velha e, desde Março em Barcarena, o sistema funciona das 07:30 às 18:30 nos dias úteis e das 08:00 às 13:00 aos sábados, com uma frequência de passagem de cerca de 60 minutos.

Os munícipes com rendimentos inferiores ao salário mínimo nacional estão isentos de qualquer pagamento e os idosos com mais de 60 anos e os menores que vivam em agregados carenciados poderão usufruir de descontos.

Para os restantes utilizadores, os preços do Combus variam entre 50 cêntimos (bilhete simples) e 15 euros (passe mensal).

Hoje à tarde, durante a apresentação da nova carreira - que integra o percurso já realizado em Linda-a-Velha -, o presidente da Câmara de Oeiras, Isaltino Morais, sublinhou a importância do serviço no reforço do sistema de transportes e da política social concelhios.

"Sabemos como há dificuldades no concelho e que a Vimeca [transportadora que actua no município] tem dificuldades em responder às necessidades variadas dos munícipes, no interior das freguesias e entre elas", lamentou o autarca.

"As pessoas têm dificuldades em movimentar-se. Este serviço não vai resolver todos os problemas, mas vai ajudar e, da parte da Câmara, estaremos atentos às reclamações e sugestões quer de utentes, quer das Juntas de Freguesia", acrescentou.

Isaltino Morais adiantou que o Combus deverá abranger todas as freguesias de Oeiras até ao final de 2009, altura em que custará à autarquia cerca de um milhão de euros.

RYC.


PUB