Alstom apresentou novo AGV, modelo que pode ser apresentado para o projecto português
Paris, 05 Fev (Lusa) - A Alstom apresentou hoje, em França, o novo comboio AGV, um modelo que o frabricante francês de material ferroviário pode apresentar para o projecto português de alta velocidade e que foi concebido para circular a 360 quilómetros por hora.
Na cerimónia de apresentação pública, que decorreu na fábrica da Alstom de La Rochelle, "centro de excelência de alta velocidade", e que foi presidida pelo presidente francês, Nicolas Sarcozy, foi apresentado o protótipo do AGV, que poderá custar 25 milhões de euros (a preços de catálogo).
Descrito pelo presidente-executivo da Alstom como o comboio de alta velocidade de "nova geração", o AGV é o primeiro comboio que combina uma arquitectura articulada com um sistema de tracção distribuida, uma tecnologia que elimina grande parte do ruído causado dentro das carruagens pela rodagem dos comboio nos carris e amortece o movimento entre as carruagens.
A redução no consumo de energia e nas emissões de dióxido de carbono (CO2) foram vantagens salientadas por Patrick Kron.
Concebido com cerca de 98 por cento de material reciclável ou reutilizável (alumínio, aço, cobre e vidro), o AGV emite apenas 13 vezes menos dioxido de carbono que um autocarro, 50 vezes menos que um carro e 70 vezes menos do que um avião.
De acordo com os dados divulgados pela Alstom, o AGV consome menos 15 por cento de energia, o que para uma frota de 100 AGV representa uma poupança de cerca de cinco milhões de euros.
Comparando o consumo de petróleo, o AGV consome apenas 0,4 litros de petróleo por 100 passageiros por quilómetro, três vezes menos que um autocarro, oito vezes menos que um carro e 15 vezes menos que um avião.
Outra das vantagens deste modelo reside no facto de poder ser configurado de acordo com a preferência do operador, em comboios com 7, 8, 11 ou 14 carruagens, fazendo variar a capacidade do comboio entre os 250 e os 650 passageiros.
Paralelamente, os comboios AGV podem ser configurados para terem uma primeira e uma segunda classe, ou podem incluir uma classe executiva, sala de reuniões, área de lazer e descanso.
Na ocasião, o presidente francês Nicolas Sarkozy, destacou o "trabalho sólido" desenvolvido pela Alstom que, depois "da terrível crise de 2004", soube crescer "com coragem e inteligência", tornando-se a maior empresa de comboios de alta velocidade do mundo.
Desde 1981, data em que foi lançado o primeiro TGV, a Alstom vendeu 650 comboios de muito alta velocidade e transportou cerca de 1,5 mil milhões de passageiros ao longo de mais de dois milhões de quilómetros.
Em Portugal, o grupo Alstom está presente em Lisboa, Setúbal e na Maia, empregando cerca de 350 pessoas.